Amorim Florestal: da cortiça à rolha

Desde a sua fundação, em 1870, a empresa Amorim & Irmãos SA tem investido na inovado em diversas áreas, implementando medidas cada vez mais produtivas e sustentáveis.

Desde a sua fundação, em 1870, a empresa Amorim & Irmãos SA tem investido em inovação nas diversas áreas de atuação e de produção e trabalhado no sentido de implementar medidas cada vez mais produtivas e sustentáveis.

O grupo Amorim é uma empresa multinacional portuguesa, que possui 254 principais agentes, 47 empresas de distribuição e 30 unidades industriais localizadas em diversos países. Entre elas está a unidade Amorim Florestal, em Coruche, que se dedica à análise e à preparação da cortiça, para que possa ser utilizada nas restantes entidades do grupo e onde, da extração à produção de rolhas, trabalham cerca de 200 funcionários.

Estaleiro de Cortiça

A escolha de Coruche para instalar esta unidade industrial deve-se, sobretudo, à proximidade em relação à matéria-prima, uma vez que o município possui a maior e melhor mancha de montado do país e se assume como Capital Mundial da Cortiça.

Mas , como se obtém esta matéria prima? Passados 25 anos desde a plantação do sobreiro, ou tendo o tronco deste atingido os 70 centimetros de diâmetro, realiza-se a desboia, que é a primeira extração da cortiça (à qual se chama de virgem) sendo retirada, posteriormente, de 9 em 9 anos. À cortiça resultante da segunda extração chama-se secundeira, denominando-se, a partir daí por amadia.

A Equipar, outra das unidade do grupo, produz cerca de 5000 rolhas por dia, sendo a maioria para exportação. Para a produção de rolhas, principal produto transformado, é necessário que a cortiça tenha uma qualidade superior à média, ou seja, a rolha é produzida a partir da cortiça 100% natural, caracterizada pela sua rigidez e elasticidade, o que faz com que seja utilizada para vedar a boca das melhores garrafas de vinho.

Diferentes tipos de rolhas

No processo de  transformação de outros produtos derivados de cortiça, nomeadamente vestuário, decoração, construção, desporto e até relacionados com a exploração espacial, são utilizados diferentes tipos de produção, mas  sempre realizados com matéria prima de qualidade inferior à das rolhas.

A cortiça, imagem de marca do grupo Amorim & Irmãos SA e do Município de Coruche, representa, desde 1870, um importante factor económico e de atratividade.

 

Catarina Oliveira, Joana Torres, Manuel Farias, Miguel Carvalho, Nelson Gaspar