Alterações Climáticas e Oceanos

No dia 10 de Janeiro de 2019, o Engenheiro e Vereador do ambiente na Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Bruno Costa da Câmara Municipal de Fornos de Algodres veio fazer uma palestra à escola E.B.2/3 de Paço de Sousa, do concelho de Penafiel, distrito do Porto, em articulação com o "Parlamento dos Jovens" e o "Eco-Escolas".


Póster realizado

Póster realizado

No dia 10 de Janeiro de 2019, o Engenheiro e Vereador do ambiente na Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Bruno Costa da Câmara Municipal de Fornos de Algodres veio fazer uma palestra à escola E.B.2/3 de Paço de Sousa, do concelho de Penafiel, distrito do Porto, em articulação com o “Parlamento dos Jovens” e o “Eco-Escolas”.

Bruno Costa, falou do problema do plástico nos oceanos e da necessidade que existe de reduzir a utilização do plástico no nosso dia a dia com atos simples propondo, por exemplo, a remoção do plástico nos eventos, nas escolas, começando a utilizar garrafas de água reutilizáveis, enchendo-as com recurso a dispensadores de água. Em relação ao problema dos oceanos, referiu também que os alunos participantes no Eco Escolas deveriam incentivar os responsáveis a tentarem ir com os alunos às praias mais próximas para fazerem uma recolha do lixo.

O Senhor Engenheiro também nos deu alguns exemplos de como nós realmente poluímos sem nos darmos conta disso. Um exemplo muito simples é que quase todos os alunos presentes tinham telemóvel, produzido provavelmente na China ou nos Estados Unidos da América e que o facto de o termos significa que contribuímos para a poluição que esses países fazem, para além da poluição inerente ao transporte desses aparelhos para Portugal.

Outro exemplo que o mesmo deu foi o transporte de frutas tropicais. As mesmas para serem transportadas para Portugal, precisam de fazer uma longa viagem, com recurso a variados meios de transporte, deixando uma grande pegada ecológica.

Em conclusão, a palestra do engenheiro Bruno foi importante pois conseguiu alertar muito dos alunos a terem mais responsabilidade ambiental.

 

Alunos envolvidos no projeto: Sofia Soares, Maria Pinto, João Pinto e Vitória Moreira da turma 9C da escola E.B.2/3 de Paço de Sousa

Escola: Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa

Data: 10.01.2019

Partilha esta reportagem em