Alqueva, o novo amigo da uva

O projeto da barragem do Alqueva foi desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento e Infra- Estruturas do Alqueva – EDIA criada pelo estado português tendo sido responsável pela construção da barragem e do sistema envolvente. Gere o sistema Global de Rega de Alqueva, que abrange uma área de 120.000 hectares incluindo 69 barragens, reservatórios e açudes.

Alqueva, o novo amigo da uva

Sistema pérola aplicado na Herdade do Vale da Rosa

Neste âmbito existem atualmente mais de 3000 produtores que beneficiam desde sistema de rega, dos quais 153 são estrangeiros. Esta infraestrutura permitiu que culturas de regadio pudessem ser produzidas nesta região, devido à abundância de água que provém do sistema de rega do Alqueva. O cultivo de espécies que exigem uma maior quantidade de água como por exemplo o milho e a alface, estão neste momento a ser produzidas no Alentejo. Esta situação permitiu a vários produtores aumentarem o seu campo de produção e assim potenciarem esta prática.

A exploração agrícola da Herdade Vale da Rosa é um exemplo deste aproveitamento da água fornecida pela barragem do Alqueva, onde é produzida exclusivamente uva, que existe há 40 anos perto da localidade de Ferreira do Alentejo.

A Herdade sempre utilizou o regadio nas suas culturas agrícolas devido à posse de poços e furos próprios, contudo nunca foi possível produzir em grandes quantidades graças à falta de resposta dos mesmos. Com o novo sistema de rega foi possível expandir a área de cultivo, levando a uma maior variedade de castas e um aumento significativo de produção. Considerado como um dos maiores produtores de uva nacional, realiza algumas exportações para o resto da Europa, China e Angola.

Nesta empresa trabalham 400 trabalhadores efetivos, podendo este número aumentar na época de campanha, que decorre normalmente entre junho e novembro. A mais recente inovação nesta Herdade, é a produção de uva sem grainha no mercado nacional, baseada em técnicas utilizadas em outros países.

A produção destina-se apenas à uva de mesa e não à produção de vinho ou outros derivados e o método de produção utilizado baseia-se no sistema pérgola, que consiste em vinhas altas em latada e cobertas por redes e plásticos que fornecem um micro ambiente favorável à espécie, levando a um aumento da qualidade. Desta forma, a uva produzida nesta empresa, consegue antecipar-se no mercado nacional, antes das restantes produções.

 

 

 

Grupo 2- Martim Teixeira, Pedro Costa, Rita Costa e

 

Alunos envolvidos no projeto: Martim Teixeira; Pedro Costa; Rita Costa; Pedro Gonçalves

Data: 15.04.2016

Partilha esta reportagem em