Alimentar para Preservar

Num espaço com 332 espécies e cerca de 2000 animais, como o Jardim Zoológico de Lisboa, é necessário ter certos cuidados com as refeições de cada um destes indivíduos


alimentarpreservarNum espaço com 332 espécies e cerca de 2000 animais, como o Jardim Zoológico de Lisboa, é necessário ter certos cuidados com as refeições de cada um destes indivíduos. Assim, o Serviço de Nutrição é responsável pela alimentação diária dos habitantes deste espaço, sendo necessário efetuar estudos para possuir um conhecimento específico das suas alimentações e preferências.

A importância dos funcionários
Cada um dos 5 funcionários do Serviço de Nutrição desempenha um papel fundamental para uma boa alimentação de todas as espécies existentes no Jardim Zoológico de Lisboa. Para este efeito, é preciso que cada um deles tenha um conhecimento aprofundado sobre a dieta de cada espécie. Esta ação é fundamentada através de uma tabela instituída pela Engenheira Ana, de modo a garantir uma boa nutrição de cada animal.

Exigências alimentares variam com a espécie
Devido às exigências de cada espécie, há que saber as suas necessidades individuais. Um exemplo desta situação é o Koala que, embora herbívoro, alimenta-se exclusivamente de folhas de eucalipto. Uma forma de “mimar” outros animais consiste na confeção de “guloseimas”, como pastas e gelados, que além de serem saborosos, levam igualmente estes espécimes a terem comportamentos naturais que colocariam em prática nos seus habitats. Estes gelados consistem no congelamento dos alimentos que os animais normalmente consomem, podendo ser de fruta ou carne. Já as pastas são feitas à base de ração e água, sendo uma maneira de os animais desfrutarem da sua alimentação.
A comida provém maioritariamente dos supermercados, sendo que, grande parte é obtida através de doações por excesso destas estruturas comerciais. Ao chegar ao armazém onde vão ser guardados, estes mantimentos são separados e organizados pelos funcionários.
Assim toda a comida passa por um processo minucioso antes de ser servida aos animais, de modo a garantir, a nutrição e o desenvolvimento das espécies mantendo-as saudáveis. Desta forma o Serviço de Nutrição é vital no processo da conservação das espécies existentes no Jardim Zoológico de Lisboa.

 

Grupo 5: Miguel Alves, Duarte Belo, Madalena Xavier

 

Alunos envolvidos no projeto: Miguel Alves; Duarte Belo; Madalena Xavier

Data: 27.02.2015

Partilha esta reportagem em