Aldeia Histórica da Amoreira – Um paraíso a conhecer!

amoreira3(1)

Amoreira-Óbidos

A Amoreira é uma pequena aldeia que se situa nos arredores de Óbidos, distrito de Leiria. As suas principais potencialidades são a agricultura e o setor do turismo, também existem algumas lojas e cafés de pessoas da aldeia, o que sempre atrai algumas pessoas e permite o desenvolvimento do comércio local.

Para os mais novos, a freguesia de Amoreira tem muito para dar como um parque com algumas máquinas de circuito de manutenção, espaço internet, um campo sintético de futebol de sete e um grupo de ginástica e trampolins que está aberto 2 vezes por semana. Já sem nada a ver com a parte executiva da freguesia também foi criada uma pista de downwill por um grupo de jovens entusiasmados pela atividade denominados como F-BIKES.

Essa atividade foi muito bem aceite pelos jovens da terra o que possibilitou que, ainda hoje (varias gerações depois) ainda se tenha o hábito de todos se juntarem e passarem um dia diferente, disfrutando da liberdade e da natureza a fazer aquilo que para muitos é uma fonte inesgotável de prazer. Com isto é possível o convívio dos mais novos com os mais velhos, o que e muito importante. Também para entreter os mais idosos, o CSCRA (Centro Social Cultural Recreativo da Amoreira) que é uma instituição, que tem um serviço ao domicílio para os mais necessitados podendo assim ajuda-los distribuindo alimentação diariamente.

Disponibiliza também as suas instalações como um espaço de lazer para idosos e também para o grupo de ginástica e trampolins, já anteriormente falado. Durante o ano são realizados vários tipos de atividades, maior parte delas com o intuito de angariar fundos para a Festa de Nossa S. de Aboboriz, que é a festa da aldeia de Amoreira que se realiza no verão, pode-se dizer que é o invento mais importante pois atrai muitas pessoas de várias zonas no país. Dentro dessas atividades de angariação de fundos estão a sardinhada e as corridas de galgos (campeonato nacional). Para além de tudo isto é impossível esquecer a belíssimas praias que são o grande atrativo a nível turístico durante a época balnear.