Recolhida mais de meia tonelada de roupa em apenas mês e meio

O Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, em apenas um mês e meio e em período de E@D, conseguiu reunir mais de meia tonelada de roupa, calçado e brinquedos para reutilização e reciclagem e ganhar o caixotim!

Fruto de uma parceria entre a H. SARAH – Trading, Lda. e o Programa Eco-Escolas, o projeto “Roupas usadas não estão acabadas”, coordenado pela professora Carla Brandão, visa (in)formar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento dos resíduos.
Os recursos naturais são todos os elementos da natureza que o Homem pode utilizar em seu beneficio. Da utilização dos recursos naturais resultam resíduos, isto é, produtos sem interesse para quem os origina ou detém. O consumo exagerado, aliado à produção de grande quantidade de resíduos, caracteriza as sociedades desenvolvidas atuais. É, por isso, fundamental que se faça uma gestão racional de todos os recursos naturais de modo a não comprometer a qualidade de vida e a satisfação das necessidades das gerações futuras. Para tal, é necessário reduzir o consumo e reutilizar ou reciclar os materiais.
O projeto “Roupas usadas não estão acabadas”, permite encaminhar os materiais para diferentes destinos, consoante os níveis de qualidade. Algumas peças que se encontrem em estado novo ou semi-novo são reutilizadas dando resposta a pedidos de apoio a famílias carenciadas em todo o país. As restantes são valorizadas através da exportação, seguindo o pressuposto da hierarquia dos resíduos. Os artigos inaptos para reutilização seguem para reciclagem, dando origem a novos produtos, diminuindo desta forma a quantidade de resíduos destinados ao aterro.
Ao participarmos neste projeto, estamos a reduzir globalmente o consumo de recursos naturais e a deposição de resíduos em aterros, protegendo o meio ambiente e prevenindo a poluição.
Continue a colaborar connosco neste projeto de Educação Ambiental e Solidariedade através da entrega de roupas, calçado e brinquedos na receção da nossa escola.
Vamos todos continuar a trabalhar para vivermos num mundo cada vez mais sustentável!