Agricultores do IDL na desfolhada em Macieira de Alcôba

No passado domingo decorreu a desfolhada tradicional do Milho Antigo, em Macieira de Alcôba. Pais, alunos e professores foram convidados à participação na última etapa de um longo trabalho iniciado já no ano letivo anterior. Foi o culminar de um longo trabalho realizado pelos alunos do IDL no âmbito da parceria entre o Instituto Duarte de Lemos, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba e o Centro Interpretativo do Milho Antigo de Macieira de Alcôba.


Desfolhada_IDLO Milho Antigo foi cultivado pelos nossos alunos ao longo do 3º período do ano letivo anterior, que tiveram a oportunidade de experienciar todas as práticas agrícolas tradicionais como semear o milho, mondar e sachar, arrendar e corte da bandeira.
Este trabalho em torno do milho antigo terminou com uma desfolhada à moda antiga, uma prática artesanal que está desaparecida mas que quisemos ajudar a trazer de volta. Nesta desfolhada participaram professores, alunos e encarregados de educação do Instituto, acompanhados pelo Grupo de Cantares de Macieira de Alcôba que abrilhantou com cantares e rituais tradicionais da desfolhada. A cooperação entre os participantes facilitou o trabalho que, dado o calor que se fazia sentir, se previa difícil.
O evento teve a participação especial do Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães, que exibiu algumas danças e cantigas tradicionais. Alunos, pais e professores foram levados a participar em algumas dessas danças,
O evento terminou em clima de festa, com uma merenda realizada na eira e rica em produtos tradicionais, na qual não faltou a saborosa broa de milho.
Todo o trabalho protagonizado pelos nossos alunos no cultivo do Milho Antigo poderá ser revisto através do documentário realizado pela Águeda TV, que fez o acompanhamento de todas as sessões no terreno.
Todo o trabalho e empenho envolvidos neste projeto pelos alunos, professores, pais e comunidades parceiras leva-nos a querer voltar a desenvolver projetos similares pois os benefícios para os participantes, em particular, e para a sociedade, em geral, são imensos.

 

Alunos envolvidos no projeto: Mendonça e Silva

Escola: Instituto Duarte Lemos

Data: 30.09.2015

Partilha esta reportagem em