Afogados em lixo… o que podemos fazer todos?

Dia após dia, é notável a acumulação de lixo na nossa localidade. Este facto deve ser uma preocupação para todos nós, pois polui o ambiente em que vivemos bem como o, aparentemente longínquo, Oceano.

Monte Abraão (19/03/2019) – fotografia de Luísa Santos.

Belas (19/03/2019) – fotografia de Lara Chamusca.

 

O cartoon que aqui mostramos deu-nos muito que pensar! Nele pode ler-se uma mensagem poderosa, chamando a atenção para um problema que é fácil ignorar: O que acontece com o lixo que produzimos? Mas, o mesmo cartoon afirma que todos podemos ajudar a resolver esse (e outros) problemas que afetam o planeta Terra.

Decidimos investigar esta temática e percebemos que quando deitamos papeis, plásticos e garrafas para o chão não pensamos bem no que estamos a fazer. Nem nos lembramos que estamos a prejudicar o planeta Terra, os animais, e até nos próprios, porque há objetos em plástico que podem demorar até 450 anos para desaparecer. Se todas as pessoas deitassem lixo para o chão andávamos sempre a pisar lixo, vivíamos no lixo e, mais tarde ou mais cedo, esse lixo iria parar ao mar, gerando quantidades enormes de poluição. Quanto as pessoas têm estes comportamentos são descuidadas e só pensam nelas próprias, esquecendo todo o mal que estão a fazer aos animais e prejudicando também outros seres vivos.

Mas, o que se passa nos bairros onde vivemos? Para responder a esta questão fizemos a recolha sistemática de imagens na vizinhança das nossas casas. As imagens abaixo mostram que, embora a recolha de lixo seja insuficiente, as pessoas não se importam de deixar o seu lixo fora dos contentores, espalhado pelo chão. Além de poluir a ambiente à nossa volta, esse lixo vai sendo transportado pelo vento e pelas águas da chuva para as ribeiras, depois para os rios e, por fim, irá mesmo acabar nas águas dos oceanos.

Assim, propomos as seguintes medidas para acabar com estas situações vergonhosas e irresponsáveis:

♦ a limpeza dos contentores do lixo deve ser regularizada, pelo menos uma vez por dia;

♦ a diminuição da utilização de plásticos;

♦ sensibilizar todas as pessoas (especialmente,  os adolescentes) para as consequências da poluição.

Beatriz Costa (8B), Bárbara Pereira (8B), Inês Vilela (8B), Lara Chamusca (8B), Luísa Santos (8B)