A um “clique” de salvar a Natureza

Na última semana, descobrimos uma aplicação que pode acabar com o problema das espécies invasoras, simplificando a busca das mesmas de uma forma divertida! Tudo a um “clique” de distância!

O que são? (definição)

A crise das espécies invasoras agrava a cada segundo que passa, isto é, espécies exóticas que competem diretamente com as espécies locais pelos recursos. Sem predadores ou concorrentes para dificultar,estes “roubam” recursos como: água, luz, nutrientes, etc… a outras espécies, e espalham-se abusivamente na paisagem, sendo uma ameaça aos ecossistemas.

App “iNaturalist”

Como é que esta aplicação funciona? (nome, funções, outros.)

Entre as variadas aplicações que foram experimentadas,decidimos fazer um “ranking” em que a app “iNaturalist” teve definitivamente de ser a vencedora!Aqui,é possível identificar uma espécie invasora apenas através de uma fotografia,deste modo,a aplicação reconhece o animal ou planta e dá-nos um breve resumo sobre a mesma.Assim sendo,pode tirar uma foto, á espécie invasora que encontrar,e publicar no seu perfil com a respetiva localização,deste modo,será enviada uma equipa especializada no assunto para a retirar. também tem uma função chamada “missões” que nos possibilita saber quais,e se existem algumas espécies invasoras ao nosso redor (assim que é ativado o GPS do telemóvel),pelo que podemos ir em busca das mesmas. Acrescento que existem guias presentes na aplicação que nos permitem informarmos-nos mais do assunto. Podemos também ver o que os outros utilizadores da app encontram e saber quais são as espécies invasoras mais impactantes em Portugal.Por fim,é possível ver as expedições futuras das equipas de controlo ambiental em busca das espécies e ir também!

Em segundo lugar, ficou a aplicação “Invasoras”, uma aplicação nativa. Embora esta tenha vários problemas como um mau funcionamento, má apresentação, difícil acesso, o facto de apenas identificar plantas e não também animais. Esta apresenta um site fantástico! Lá, encontramos explicações detalhadas, links para vídeos do youtube informativos,uma excelente apresentação e um método de ensino divertido e muito bom! No entanto,o seu aplicativo não foi capaz de chegar ao mesmo nível.

Associações ajudantes (nomes,a quem recorremos)

Para mais informação,recorremos á associação “QUERCUS”,que é especializada no assunto e é uma das principais que ajudam na resolução deste problema. Para além disso, existem também as associações ICNF e EDIA que foram bastante úteis,tal como o site da “INaturalist” e o site “Invasoras”, de onde retirámos muita informação.

Como podemos ajudar na resolução do problema?

Para além de utilizar a aplicação “INaturalist”, em termos de medidas individuais,podemos criar o nosso próprio jardim de plantas nativas, não libertar espécies invasoras na natureza e , em caso de encontrarmos alguma destas espécies, contactar o “SOS Ambiente”(808200520). A nível de medidas nacionais,apenas é possível regular o envio de animais exóticos para as lojas de animais,e ajudar financialmente  as associações que combatem as espécies invasoras.

As principais em Portugal

As principais espécies invasoras em Portugal são maioritariamente plantas,em que se destacam o jacinto de água, a acacia cyclops e a figueira da Índia. De seguida,encontram-se as aves, entre elas, o cisne negro, pato-ferrão e o ganso do egito.Após feita a comparação da quantidade de espécies invasoras em Portugal com as de outros países descobrimos que estamos na média (temos mais de 15000 espécies).Estando os estados Unidos da América acima da média (com mais de 25000 espécies invasoras) e a China abaixo da média (com mais de 500 espécies).

Em Suma (conclusão)

Finalmente,este é um problema grave que poderá ter consequências sérias no futuro dos ecossistemas e,para impedir que isso aconteça, cada um de nós deve ajudar de todas as formas possíveis através das soluções apresentadas nesta reportagem. Assim,podemos salvar a Natureza! Apenas basta um “clique”!

 

Margarida Santos, Marta Félix, João Torres