A minha cidade sustentável

Hoje em dia, a mobilidade tornou-se o tema central da discussão e reflexão urbana, que está relacionada à forte regionalização, ao estilo de vida e à qualidade de vida das pessoas. Procurar uma mobilidade melhor para o ambiente e para o território, é fundamental para a construção de uma cidade. Devolver a cidade às pessoas é a principal ideia de um plano de mobilidade urbana sustentável (PMUS) que até 2023 pretende adotar mais de 20 quilómetros de ciclovia, reestruturar os principais espaços públicos em prol dos peões, apostar num serviço intermunicipal de transportes públicos e reorganizar o estacionamento.

Em 2020 Portugal era o único país do sul da Europa que não possuía legislação para a elaboração do plano de mobilidade urbana sustentável. A Europa tem vindo a implementar gradualmente a obrigatoriedade de elaboração deste plano, considerando o papel determinante do planeamento. Felizmente, Portugal mudou, e já faz parte dos países com um plano de mobilidade urbana sustentável.

No nosso país já há muitas cidades que tomaram medidas de acordo com este plano, como por exemplo Braga, a minha cidade. Braga quer dar prioridade aos peões e aos transportes sustentáveis, como as bicicletas e os transportes públicos e deixar para trás o uso dos automóveis. Para isso, melhoraram as ciclovias e os acessos dos peões e criaram vias partilhadas impondo o limite de velocidade de 30 Km/h.

Estacionamento de trotinetes no centro da cidade de Braga.

Em Braga as pessoas ainda preferem usar o carro em vez do uso dos transportes públicos ou de andar a pé, o que é preocupante. Para mudar isso a Câmara Municipal, à semelhança do que já acontece com trotinetes elétricas, vai disponibilizar um sistema de bicicletas públicas que possibilite a todos – residentes, trabalhadores e turistas – começar a utilizar a bicicleta, a par da trotinete para deslocações quotidianas.

Esta vai também criar corredores exclusivos para a circulação de transportes públicos, que permitem reduzir os tempos de deslocação para os seus utilizadores e trazem vantagem competitiva em relação ao veículo individual motorizado.

O município de Braga também já promove a utilização do School bus – transporte especializado de crianças – para algumas escolas do conselho e o sistema “Kiss and go” – zonas junto às escolas, assinaladas a azul, que permitem a paragem momentânea dos automóveis para a saída de crianças. Estas medidas têm como intuito reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.