A Maior Lição do Mundo – Rota Eco

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Caneças (AEC) estão a “escrever um livro eco”. A convite das coordenadoras do Eco-Escolas da Escola Secundária de Caneças e da Escola Básica de Castanheiros, alunos e professores das seis escolas que constituem o agrupamento registam os seus testemunhos sobre a necessidade de todos protegerem o planeta Terra, para além de realizarem uma reflexão sobre o papel do Programa Eco-Escolas no Agrupamento. O entusiasmo e a qualidade das páginas já produzidas determinam uma secreta esperança: candidatura a eco-agrupamento no próximo ano.


Desde fevereiro do corrente ano, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Caneças (AEC) estão a “escrever um livro eco”. A convite das coordenadoras do Eco-Escolas da Escola Secundária de Caneças e da Escola Básica de Castanheiros, alunos e professores das seis escolas que constituem o agrupamento registam os seus testemunhos num livro criado com materiais reciclados. 

Segundo as coordenadoras do Programa Eco-Escolas da Escola Secundária de Caneças e da Escola Básica dos Castanheiros, este projeto, nasceu no Dia das Bandeiras Verdes, em Mafra e dá sequência ao evento A Maior Lição do Mundo,  que teve lugar na sede do nosso Agrupamento, no dia 22 de setembro, dinamizado pelo Ministro da Educação.

“Em Mafra, depois do almoço, enquanto alunos e professoras das duas escolas estavam a confraternizar, a professora Lucília desafiou-nos a realizar algo em conjunto em 2017/18.”, explica a professora Susana. “E se conseguíssemos envolver todas as escolas do agrupamento? Podíamos fazer algo parecido com  a Rota dos 20 anos da ABAE! E foi assim que tudo começou!”

O projeto acabou por ter na sua génese ainda um outro acontecimento que se realizara cinco dias antes na Escola Secundária. “A maior lição do mundo” dirigida pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que focou vários aspetos da sustentabilidade., explicam as coordenadoras das duas escolas. “Assim nasceu o título deste projeto e deste livro: A Maior lição do mundo continua – Rota Eco.”, refere a professora Hortênsia, coordenadora do Eco-Escolas da E.B. de Castanheiros, “já que a promoção da sustentabilidade e dos objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável, 2015-2030 (ODS) é uma das nossas prioridades no desenvolvimento do programa Eco-Escolas”.

Em janeiro e fevereiro os alunos da E.B. dos Castanheiros  construiram os textos para o prefácio do livro e houve um concurso para escolha do logotipo. Este acabou por resultar da união de duas propostas, uma da E.B. dos Castanheiros e outra de um aluno da Secundária.

Desde fevereiro o livro tem estado a percorrer as escolas do 1º ciclo do Agrupamento, com “grande entusiasmo e com a participação de quase todas as turmas”, contou-nos a professora Rosário, coordenadora do 1º ciclo.

A rota só termina a 1 de junho mas os desenhos, as colagens, os pequenos textos (poesia/prosa), os slogans já concretizados, para além de conterem forte mensagem, constituem momentos de grande criatividade e beleza.

Face à resposta e ao entusiasmo recebido, as coordenadoras do Eco-Escolas da Secundária e da EB dos Castanheiros têm “a esperança de, para o próximo ano , poderem finalmente candidatarem-se no programa Eco-Escolas como ECO AGRUPAMENTO”.

 

Alunos envolvidos no projeto: Daniela Geraldes; Elias Filho; Lara Pinto; Ana Reis ; Magda Gomes

Escola: Escola Secundária c/ 3º ciclo de Caneças

Data: 15.04.2018

Partilha esta reportagem em