A famosa aldeia da Pena

Preservar o património histórico do nosso país é preponderante! Não só pela beleza paisagística, mas pela conservação da natureza, pela pureza do ar, pela manutenção das tradições e pela simpatia das gentes que nos recebem com ternura. Quem não conhece as nossas aldeias históricas deve conhecer, é uma paragem obrigatória para respirar ar puro e para passear. O xisto marca a arquitetura do local. É sem dúvida uma aldeia de xisto a visitar.

A aldeia da Pena fica situada no concelho de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu. Situa-se na Serra de São Macário, ao fundo de um vale.

Neste momento tem sete habitantes, mas com mais casas para habitação.

A aldeia é praticamente deserta e, sim, é um sítio de passagem para os amantes da Natureza, uma vez que se encontra no centro de um vale e junto a uma ribeira: a da Pena. Tem milhares de visitantes ao longo do ano, encontra-se sempre limpa e assim deve continuar! É uma aldeia preservada e com cuidados ambientais. É  também conhecida por ser de xisto e pelas suas belíssimas paisagens.

Para chegar à aldeia da Pena é só para os destemidos, é que a estrada que encaminha para o local é estreita e só passa um carro de cada vez, com um precipício que mete respeito.

O bem preservado xisto e ardósia observa-se logo do cimo do monte e é mesmo um cenário único. Ainda temos a típica Adega da Pena, que serve na aldeia as iguarias da gastronomia local como o presunto, o queijo da serra, os enchidos e um bom vinho verde.

Ao caminhar pelas belas ruas poderemos encontrar grupos de turistas já que é um local muito visitado. Como são poucos habitantes, todos são muito próximos, os vizinhos são amigos e os visitantes são sempre incluídos, pois são muito bem recebidos.

Vimos realmente que vale a pena ir à Pena!