A evolução do Jardim Zoológico e as suas Missões

O  Jardim Zoológico de Lisboa, nos dias de hoje, apresenta muitas diferenças quer nas missões quer na qualidade de vida dos animais, comparando com a época em que foi construído, há cento e trinta e oito anos. 

Em 1884 foi inaugurado  o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica,o Jardim Zoológico de Lisboa. Localizado no Parque de São Sebastião da Pedreira, tinha como fundadores: Dr. Pedro Van Der Laan, José Thomaz Sousa Martins, o Barão de Kessler, o Rei D. Fernando II (marido de Maria II, rainha de Portugal) e o zoólogo José Vicente Barboza do Bocage. Este tinha como missão ser uma montra de animais e símbolo de poder e de riqueza.Estes animais eram expostos em menangeries (coleções não abertas ao público) tendo como público alvo a alta sociedade da época. Nesta altura não se  dava grande importância à flora.

Passados 21 anos, foram inauguradas as novas e definitivas instalações na Quinta das Laranjeiras e, 8 anos depois, passou a ser uma instituição de Utilidade Pública. Nesta época o Jardim estava constantemente a receber remessas de animais vindos de todos os cantos do mundo, o que contribuiu para a vasta coleção do mesmo. Mas em 1974, com a queda do Estado Novo, o Jardim deixou de receber tantas contribuições das autoridades na conservação e na renovação da vasta coleção.

Por conseguinte, as visitas diminuíram, o que deu origem à implementação de novas medidas como a modernização das instalações tal como nos serviços.Marketing Foram criadas novas áreas de trabalho com o objetivo de melhorar o bem estar dos animais nomeadamente na criação de um centro de nutrição e de um hospital veterinário. A partir desse momento, o Jardim Zoológico de Lisboa estabeleceu os seus três pilares: investigação, conservação e educação.

Investigação

A investigação científica é uma missão muito importante do Jardim, pois permite aumentar o conhecimento sobre a reprodução, o comportamento e a biologia das espécies para um tratamento mais adequado para cada espécie. Para promover o cumprimento desta missão, o Jardim Zoológico estabeleceu parcerias com diversas instituições, nomeadamente universidades e escolas nacionais e internacionais, em áreas como a biologia, a etologia e a medicina veterinária. Também a investigação contribui para um melhor desempenho na conservação das espécies, outra das missões do Jardim Zoológico.

Conservação

O Jardim Zoológico tem como missão fundamental a conservação das espécies, sob duas formas: ex-situ (conservação fora do habitat natural) e in-situ (conservação no habitat). A conservação ex-situ é realizada no próprio Jardim Zoológico, que tem como objetivo conservar as espécies que estão ou não em extinção. A conservação sob cuidados humanos é caracterizada por uma forte componente de Enriquecimento Ambiental, através do qual são estimulados os comportamentos naturais dos animais seja a nível sensorial, alimentar, físico, social e ocupacional.

As espécies em perigo contam com um programa de conservação da espécie que visa a sua reprodução e formação de populações saudáveis estáveis para a sua conservação. Exemplo disso é o caso do Leopardo-da-pérsia (Panthera pardus saxicolor) que em 2016 foi reintroduzido pela primeira vez no seu habitat natural.

Apesar da prioridade do Jardim Zoológico não ser a conservação in-situ, colaboram no entanto na implementação de programas de  conservação e reintrodução das espécies através por exemplo da sensibilização das populações locais ou da requalificação do habitat. Devido a este tipo de iniciativas o Jardim Zoológico de Lisboa ganhou o prémio de Melhor Programa de Conservação da EAZA em 2005 e um ano depois o programa foi reconhecido pela IUCN.

Educação

A educação no Jardim Zoológico contém três aspetos fulcrais:envolvimento emocional, envolvimento cognitivo, e a mudança de comportamentos. O envolvimento emocional dos visitantes cria uma motivação para estes adquirirem conhecimentos mais profundos e refletirem “com o coração” na preservação da biodiversidade.

O envolvimento cognitivo dá aos visitantes mais conhecimento específico sobre a biodiversidade e as relações entre a sociedade e o ambiente. Por último, a consciencialização para  a mudança de atitude ,tem como objetivo último a mudança de comportamentos.

Para concretizar esta missão, o Jardim Zoológico criou o centro pedagógico que tem  como objetivo desenvolver programas educativos  desempenhando um importante papel na Educação Ambiental para a Sustentabilidade e na Educação para a Cidadania.O centro pedagógico conta com 4 pessoas fixas que estão encarregues de fazer a parte  da gestão do centro,na parte da educação tem aproximadamente 30 trabalhadores e a parte da animação conta com 40 trabalhadores desde animadores, auxiliares e estagiários .

A evolução dos Jardins Zoológicos é visível, pois este já não é uma montra de animais, mas sim um espaço que tem valores que se importam com a sustentabilidade, é um espaço de bem estar, de variedade de espécies, um local de conservação de habitats, de cuidados veterinários e não menos importante uma atração turística.

António Curral, Catarina Faneca, Inês Costa