10 anos a partilhar sustentabilidade

O município de Cascais acolhe a 10ª edição do evento Greenfest, a decorrer de 28 de setembro a 1 de outubro. Pedro Norton de Matos é o mentor e coorganizador da iniciativa.


Pedro Norton de Matos

Segundo o seu ponto de vista, e em concordância com Antoine-Laurent de Lavoisier “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, o desafio está em olhar e respeitar a natureza, aplicando o conceito de economia circular – que inspirou também o novo logo do Greenfest. Pedro Norton de Matos afirma que estamos perante uma economia de desperdício cuja tendência apenas se pode inverter quando a sociedade souber aproveitar os recursos.

Seguindo a lógica do slogan do evento, “Sharing a better world”, o festival torna-se num espaço de partilha, educação, transformação, conhecimento, investigação e desenvolvimento. Para além destes conceitos chave, o Greenfest promove o contacto entre pessoas e projetos.

E o que motiva os visitantes?

Joana Ferreira. Associação Helpo (ONGD)

Joana Ferreira, da ONGD Helpo, refere que costuma vir todos os anos ao evento e que adora o conceito. A mesma classifica o festival como sendo o “futuro”, uma vez que em todas as edições existem sempre novidades apelativas e que incentivam à alteração de comportamentos tanto por parte de cidadãos, como de instituições (escolas, restauração, etc.). A sensibilização dos mais jovens, assim como a dos encarregados de educação, no que diz respeito às questões da sustentabilidade, é uma das vantagens salientada por Joana. Em relação à escolha dos stands, por estar acompanhada pelas filhas, confessa estar mais direcionada para os que apresentam atividades educativas e animadas, despertando-lhe, ainda assim,  interesse os carros ecológicos e os stands que promovem hábitos alimentares saudáveis. Por último, considera que as empresas estão cada vez mais a esforçar-se por adquirir competências sustentáveis. Promover a sustentabilidade hoje em dia não passa só pelo ambiente como também, pela capacidade de partilha.

Sandra Massi, visita o Greenfest com os pais durante o fim de semana

Outra visitante, Sandra Massi, acompanhada pelos pais, Maria do Céu e Mário Batista, declara conheceu o evento via online, sendo esta a primeira vez que o visita. Inúmeras são as razões que poderiam ter motivado a visita, mas a principal passa por ter adotado um estilo de vida Vegan. No geral todos os expositores são do seu interesse, mas destaca o das moradias sustentáveis e o do showcooking de receitas saudáveis.

Em ambas as declarações é reforçado o facto de este ser um evento a recomendar e a difundir.

 

 

Alunos envolvidos no projeto: André Filipe; Filipa Murta; Jessica Coutinho

Data: 02.10.2017

Partilha esta reportagem em