Uma viagem com destino incerto

No dia 27 de janeiro, a nossa turma, 9.º D da E.B. 2/3 da Torre, juntamente com alguns alunos da escola Horácio Bento Gouveia, participou numa atividade de que gostamos muito: o lançamento do pequeno veleiro West ao mar.

Este projeto nasceu em Dezembro de 2013, na escola de Westbrook (Maine, EUA) em que lançaram às águas do Atlântico um pequeno veleiro de 1,42 metros de comprimento equipado com GPS. A história deste pequeno barco pode ser consultada aqui .

Entregue aos ventos e às correntes oceânicas, o WEST navegou durante quase um ano e veio dar à costa em Portugal, na praia de São Pedro de Moel. Após um trabalho de recuperação e redecoração feito por duas escolas, voltou a ser lançado ao mar, com o objetivo da pequena embarcação regressar a casa. O resultado não foi o esperado. Parecia que o West não queria sair das nossas águas.

Após vários cálculos, chegou-se à conclusão de que o melhor local para lançar o West seria a Ilha da Madeira. E foi aqui que nós entramos… embarcamos a bordo do navio militar Schultz Xavier e navegamos por cerca de 10 milhas. Dentro do barquito, deixamos uma marca da participação da nossa escola. Acreditamos que, ao responder a este desafio de Westbrook, também podemos ajudar o West a levar Portugal ao mundo. O lançamento foi bem sucedido e agora vamos fazer a monitorização do percurso.

Acompanhe o percurso do WEST em http://www.nefsc.noaa.gov/drifter/drift_ep_2016_1.html (procure o n.º 161320161). Veremos que aventuras estão à espera do “nosso” barquinho.

 

 

Alunos do 9.º D