Um pequeno gesto, uma grande diferença

No âmbito do projeto “UNIDOS, SOMOS a SOLUÇÂO”, foi abordado o tema “Resíduos”, para descobrir se a população comunidade de Milheirós de Poiares tem consciência dos benefícios da reciclarem para o meio ambiente como também para reduzir os efeitos negativos da camada de ozono.

Para tal, foi realizado um questionário que se fez chegar a 30 pessoas aleatórias nelas residentes, das quais 12 do sexo masculino e 18 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 78 anos, embora que maioritariamente entre os 40 e 60 anos.

Após a recolha dos inquéritos foi constatado que 90% das pessoas conhecem a politica dos 3 R´s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Dos 30 inquiridos, 97% pessoas fazem a separação correta dos resíduos em casa, assim como, no local de trabalho, colocando o papel no ecoponto azul; o plástico no ecoponto amarelo e o vidro no ecoponto verde. Apenas 3% dos inquiridos referiu que não faz a reciclagem em ambas as situações alegando a falta de tempo para tal. Relativamente, à importância da reciclagem para o meio ambiente, verificou-se que as opiniões foram relativamente idênticas, na medida que as pessoas têm consciência que reciclar é fundamental para preservar o meio ambiente na geração atual, bem como nas próximas. Por isso é necessário sensibilizar os jovens, pois estes são o futuro.

Reciclar é uma atitude cívica, um pequeno gesto que faz toda a diferença, podendo reduzir a utilização de recursos naturais fazendo uma recolha seletiva das embalagens usadas, evitando que as mesmas tenham como destino os aterros sanitários, poupando assim matérias virgens e energia, assim como apostar nas energias renováveis. Contribuindo, para um desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Apesar de tanta formação, infelizmente ainda verificamos a existência de pessoas a cometer atitudes pouco cívicas, prova disso é esta imagem. Esta situação encontrou-se na freguesia de Romariz, num sábado de manhã, quando houve uma recolha poucas horas antes. Dizer NÃO à reciclagem pode trazer várias consequências, como, o aumento da poluição (ambiental/ atmosférica/ aquática e dos solos) em que poderá a vir a contaminar toda a Terra, aumento da quantidade de resíduos nos aterros sanitários, apesar destes serem um mal necessário, se todos nós contribuíssemos para a reciclagem era totalmente evitável, o aumento do aquecimento global, o que leva ao aumento do efeito estufa conduzindo à destruição da camada de ozono, entre muitas outras consequências.

Assim sendo, para bem das próximas gerações vamos dizer SIM à reciclagem!