Um Paraíso Hídrico

A Amieira Marina é um projeto baseado no turismo fluvial cujo alicerce é a promoção da área e de um desenvolvimento sustentável da mesma
Amieira Marina

Amieira Marina

A Amieira Marina é um projeto baseado no turismo fluvial cujo alicerce é a promoção da área e de um desenvolvimento sustentável da mesma. É uma marina com bandeira azul, tal facto implica que esta tenha que apresentar um conjunto de características, ou seja, que demonstre atividades que sejam ecologicamente sustentáveis.

Este projeto inovador teve início em 2006, no grande lago de Alqueva, nas margens do rio Degebe, junto à aldeia da Amieira no concelho de Portel. A Marina nasceu no sentido de promover o turismo regional para proporcionar a todos os visitantes múltiplos serviços, tais como: parqueamento de barcos em água e em terra, oficina, bar-esplanada, loja de conveniência e restaurante panorâmico. A acrescentar a esta paleta de atividades, destaca-se a possibilidade de alugar barcos-casa, cuja frota conta atualmente com quinze embarcações de sete modelos diferentes.
Os barcos-casa, ou como é conhecido noutros países, house-boats, são o conceito base deste projeto, único em Portugal. O público-alvo são os turistas que pretendem conhecer a zona, tendo a liberdade de a percorrer e descobrir a bordo destas embarcações sob o seu próprio comando. Apesar do sentimento de liberdade e de autonomia que uma casa-barco pode proporcionar a qualquer grupo de turistas, há regras que estes necessitam de cumprir para que nem um único pedacinho de Natureza saia prejudicado. Para que os impactos ambientais sejam mínimos, todos os colaboradores, clientes e visitantes deverão evitar a excessiva produção de resíduos, separá-los devidamente e nunca os lançar para o lago. Devem preferir a utilização de produtos “amigos do ambiente”, poupar os recursos hídricos e energéticos e não descarregar as águas negras dos barcos-casa nem as águas gordurosas e hidrocarbonetos da oficina diretamente para o Grande Lago. Antes de iniciarem esta experiência, todos os utilizadores têm uma formação teórico-prática com duração de cerca de duas horas. Para evitar a monotonia, os turistas poderão levar consigo, canoas, kayaks, bicicletas e parar o seu barco junto de aldeias ribeirinhas e irem à descoberta do belo Alentejo.
O conjunto de meios existentes na Amieira Marina e da Gescruzeiros (cujo o principal objetivo é a promoção de atividades que permitem o desenvolvimento sustentável do espaço geográfico Alqueva, em especial, a Amieira Marina) permitem-lhe ser o local ideal para a realização dos seus eventos. Particulares ou empresariais poderão usufruir das diversas embarcações desde o cruzeiro Guadiana (com capacidade até cento e vinte passageiros) até aos barcos Degebe e Alcarrache (com lotação máxima de vinte e cinco pessoas), que se encontram equipados com sistema de som e de vídeo, tornando-os apropriados para a realização de passeios e eventos como reuniões, provas de vinho, refeições a bordo, piqueniques e outras atividades. Para a verdadeira animação, a Marina dispõe de diversas atividades como TT (todo-o-terreno), moto4, jogos tradicionais e jogos de equipa. Para degustar a melhor gastronomia tradicional alentejana, poderá reservar o seu lugar no restaurante panorâmico e deixar que esta experiência desperte todos os seus sentidos.
O sucesso do projeto da Marina garante-se através da ação de formação e sensibilização de todos os colaboradores acerca de como proceder sem prejudicar o ambiente; realização de inquéritos aos clientes para que deixem as suas impressões e sugestões que são fundamentais para uma contínua proteção ambiental e realização de uma palestra com alunos da universidade para que estes fiquem a conhecer o trabalho desenvolvido em termos ecológicos e preservação do ambiente.
Na generalidade, os aldeões da Amieira encontram-se bastante satisfeitos, dado que este projeto emprega muitos deles e ao mesmo tempo sentem que a sua região está bem promovida tendo uma boa projeção a níveis nacional e internacional. Contudo, as aldeias e vilas desejam que projetos como este cheguem à sua área de residência pois esperam mais deste grande recurso que é o Grande Lago Alqueva.
O produto desta “empresa” é a natureza por isso é importante conciliar a preservação do espaço, o conhecimento da área e o aproveitamento dos recursos naturais para verdadeiros momentos de diversão e comunhão com a natureza.

Grupo 3: António Moreira, Sara Cascais, Catarina Santos, Daniel Fernandes, Raquel Rocha.

António Moreira, Sara Cascais, Catarina Santos, Daniel Fernandes, Raquel Rocha