Treinar para Preservar

No delfinário do Jardim Zoológico de Lisboa, uma família de 4 golfinhos, constituída por duas fêmeas e dois machos, é treinada diariamente de forma árdua

admin-ajax (1)No delfinário do Jardim Zoológico de Lisboa, uma família de 4 golfinhos, constituída por duas fêmeas e dois machos, é treinada diariamente de forma árdua. Mas afinal o que se passa por detrás deste espetáculo?

Os golfinhos são treinados em cativeiro para apresentar um espetáculo diário, onde realizam diversas acrobacias, com a finalidade de atrair os espectadores. No entanto, para além do espetáculo, o treino tem outros objetivos.

De acordo com uma das treinadoras desta espécie do Jardim Zoológico de Lisboa, o processo de treino de um golfinho tem início 3 anos após o seu nascimento, pois é nesta altura que a cria já tem as capacidades básicas. Inicialmente, o treino consiste no uso de um objeto que incentive o golfinho a agir de determinada forma, e quando este o faz, o treinador sopra um apito e recompensa-o com alimento, carícias ou brinquedos.

Este treino, onde se reproduzem movimentos que realizam habitualmente no seu habitat, não tem como único fim o entretenimento dos espectadores, mas também da própria saúde do animal. Pois ao fazerem essas acrobacias desenvolvem as suas capacidades, tanto físicas como psicológicas que são necessárias na sua vida selvagem.

Para além disso, os golfinhos podem contrair doenças, nomeadamente constipações ou pneumonias, se não forem corretamente tratados e examinados. Porém os golfinhos escondem os sintomas para que os predadores não os vejam como presas fáceis, e quando os sintomas se revelam, a doença já progrediu para um nível tão elevado que se torna extremamente difícil de salvá-lo. Desta forma, o treino permite a recolha de análises à urina, ao sangue e ao suco gástrico, tornando possível uma melhor monitorização da sua saúde.

 

Grupo 1: Alexandrina Almeida, Carlos Pinto e Marta Costa

Alexandrina Almeida, Carlos Pinto, Marta Costa