Reserva Mundial de Surf – Ericeira

A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf a 14 de outubro de 2011, após consagração pela organização internacional Save the Waves.

A Ericeira é a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa e a segunda do mundo (a primeira foi criada em Malibu, Califórnia), sendo que permanece como a única na Europa (existem mais sete no  mundo), tendo sido este título atribuído oficialmente a 14 de Outubro de 2011. As Reservas Mundiais de Surf são um projecto internacional de consciencialização da Save the Waves, que representam um modelo global de protecção e prevenção. Os critérios que conduziram ao seu reconhecimento oficial foram a qualidade e a consistência das ondas, a importante história e cultura de surf local, a riqueza e sensibilidade ambiental da área e, ainda, a forte mobilização da comunidade.

Foi a pensar nisso que nasceu o Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf, onde a partir de uma consola central, é possível seleccionar a informação que se quer visualizar, tal como as 7 ondas (Crazy Left, Cave, Ribeira d’ilhas, Reef, Pedra Branca, São Lourenço e coxos), a altura das ondas, as condições das marés, os tipos de fundos, a consistência, o ângulo de rebentação, condições de ondulação, tipo de ondas, nível de dificuldade, comprimento, condições de vento e tipo de rebentação.

Com uma breve entrevista feita ao jovem que nos guiou, foram de salientar as vantagens que advêm de ter esta reserva, sendo estas o turismo ( uma vez que o surf está a aumentar na Europa,  sendo esta a única reserva da Europa) e enaltecer o nome da Ericeira, as campanhas de sensibilização que fazem : tanto aos surfistas ( existe uma escultura construída através de “lixo” e feita por um surfista exposta na casa de surf) como à população em geral ( a casa de surf tem um vídeo para mostrar ao público com esse fim) e por fim, percebemos que o que esta reserva tem de especial é ter 4 km com 7 tipos de ondas diferentes, um dos poucos sítios do mundo onde há esta possibilidade.

Se os surfistas e turistas preservarem, a Ericeira tem muita oferta, entre alojamento ( que abre um novo todas as semanas) e sítios para alimentação. O aumento do turismo só é um problema se as pessoas não souberem preservar o que lhes é oferecido.

Vanessa Pimenta, Catarina Belchior