Recuar no Tempo… Eis o maior desafio da nossa Campanha “Litter Less”!!!

12650346_1057063784316768_1762237936_n

No dia 7 de abril, na Escola Secundária D. Sancho II de Elvas decorreu, no anfiteatro desta, um Seminário sobre  reciclagem. No sentido de informar e sensibilizar a população, participaram a Drª Cláudia Simões, funcionária da empresa VALNOR, o Engenheiro Tiago Afonso, vereador da Câmara Municipal de Elvas, a Dra. Cristina Barbosa que representou a empresa EVERTIS e a professora Sofia Luz, que deu a conhecer o projeto de transformação de borras de café em cogumelos, das turmas dos cursos vocacionais do ensino básico.

A representante da empresa VALNOR frisou que, em termos de campanhas de recolha e de tratamento de resíduos é necessário recuar no tempo e relembrar as populações da necessidade da separação do lixo, pois tal ainda não faz parte das práticas nem cultura da população. As empresas de recolha e tratamento de resíduos já são numerosas e recuperam cerca de 90% dos resíduos da região, contudo a VALNOR despende ainda de muito tempo e de mão de obra com a separação dos resíduos dos contentores. Para fomentar a separação dos resíduos em casa, deixou na escola ecopontos que estão à disposição dos alunos para que façam a separação do lixo nas suas habitações.

A Dra Cláudia Simões salientou a importância de “reduzir”, “reutilizar”, “recuperar” e “reciclar”, dando particular ênfase à importância de reutilizar e reportando-se a exemplos como como a reutilização de roupas, sacos de plástico e de papel, brinquedos.

A apresentação de todos os dados quantitativos comprovativos de que tal não está a suceder como o esperado e a mostra de exemplos de aplicações dos resíduos sólidos urbanos, por exemplo, na produção de filme para embalagens a partir de garrafas PET (EVERTIS) e na produção de cogumelos a partir de borras de café poderá constituir um incentivo à separação do lixo pois, demonstra a utilidade que tal ato pode comportar.

 

À margem do seminário, a Dra. Sandra Pedrogam, uma das organizadoras do evento e representante da VALNOR,  referiu que a escola se encontra bem apetrechada de ecopontos faltando somente a sensibilização dos alunos para a colocação do lixo nos devidos contentores.

 

P1090820

O Engenheiro Tiago Afonso, durante a sua intervenção, alertou a plateia para, apesar de todos os esforços desenvolvidos pela Câmara, ainda há quem coloque o lixo ao lado dos contentores. Relembrou que semanalmente há recolha de lixo doméstico (colchões, móveis…) e agrícola (ramas das podas, folhas…), basta ligar para a Câmara e comunicar o local de recolha.

 

Todos estes pequenos gestos podem fazer a diferença e tornar a Cidade e todo o seu Concelho um local mais limpo e ecológico. A separação do lixo é fácil e, em vários pontos do Concelho de Elvas, existem ecopontos que facilitam este pequeno gesto.

Alunos do Curso Vocacional Básico de Produção Agrária, Eletricidade e Informática