Praia da Tocha

A Praia da Tocha, situada no concelho de Cantanhede, é um palco de grandes transformações, tanto a nível natural, de que são exemplo as dunas, como a nível artificial, ilustrado pelo parque eólico da Praia da Tocha (constituído por 5 aerogeradores) e pelo circuito de manutenção, que procuram aproveitar os recursos que a natureza oferece.

 

B1-300x179

Dunas da Praia da Tocha – uma paisagem geológica que merece ser contemplada

A morfogénese das dunas está associada aos processos de: erosão (quando o agente erosivo é o vento, as dunas designam-se por dunas eólicas, sendo as mais frequentes), transporte e acumulação da areia (rocha sedimentar detrítica). Contudo, esta acumulação só é possível na presença de um pequeno obstáculo (como uma pedra ou uma planta). Posteriormente, a própria duna que se está a formar acaba por ser um obstáculo para o acumulo de mais areia.
A face frontal, mais suave, das dunas é chamada de barlavento e a mais inclinada é chamada de sotavento. As dunas apresentam, geralmente, esta aparência porque essa é a forma com que os grãos de areia permanecem mais estáveis mecanicamente, com o sotavento apresentando um grau de inclinação próximo dos 33°.
As dunas possuem várias funções, tais como: conter a força dos ventos no litoral; proteger o solo e as composições do revelo da erosão eólica a sotavento das dunas; conter o avanço da água do mar; diminuir a “invasão” da areia nas áreas que se encontram atrás das dunas; reduzir a penetração da água salgada do mar no lençol freático, entre outros. Desta forma, as dunas são uma das evidências do equilíbrio necessário entre os diversos elementos da natureza, que precisam de estar sempre em harmonia.

B2-249x300

Parque eólico da Praia da Tocha

Os aerogeradores (também designados de turbinas eólicas, geradores eólicos, máquinas eólicas e cata-ventos) são modernos “moinhos de vento” que transformam a energia dos ventos (energia eólica), em energia elétrica.
A energia eólica é hoje considerada umas das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, a energia gerada pode ser distribuída na rede ou utilizada em sistemas isolados.

B3-300x178

Circuito de manutenção – o aproveitamento da matéria-prima aliado ao exercício físico

A construção do circuito de manutenção da Praia da Tocha procurou aliar o exercício físico à natureza. Este circuito é exclusivo para desportos pedestres. Nele podemos encontrar várias paragens com “aparelhos” construídos à base de madeira, cada um com um guia que explica ao desportista o exercício que vai realizar e a finalidade do respetivo aparelho.

Autores: Alunos do 10º CT3, Daniela Loureiro, Dany Salgueiro, Diogo Tocha e Joana Domingos

Daniela Loureiro, Dany Salgueiro, Diogo Tocha, Joana Domingos