Paiva, um Rio com Vida

Espiunca, uma aldeia localizada nas margens do rio Paiva, que hoje nos proporciona todas as condições à prática de desportos radicais aquáticos, há cerca de 550 milhões de anos era um local submerso algures no Pólo sul, prova disso, é a conhecida Falha de Espiunca.

A31Aquando submerso, deu-se a formação de rochas sedimentares. Estas, sofreram a ação de força compressivas que provocaram ascendência e deformação e, consequentemente deu-se este fenómeno de grande importância científica e didática. Este localiza-se envolvido por uma área com uma vasta biodiversidade. A toupeira-de-água (galemys pyremaicus) e a lontra (lutra lutra) são algumas das espécies que constituem a grande panóplia de animais que habitam nos ecossistemas nas margens do Paiva. Podem também ser destacados nesta biodiversidade única alguns dos endemismos Ibéricos, o lagarto de água (lacerta schreiberi) e a salamandra lusitana (chiglossa lusitanica). As galerias ripícolas, vegetação ao longo das margens, são constituídas por Amieiras (alnusg), freixos (fraxinus) e salgueiros (salix Alba), outras espécies da zona são os castanheiros (castanea sativa) e os carvalhos (quercus).

Outra caraterística relevante do rio Paiva são as suas condições propícias às atividades desenvolvidas ao longo do seu percurso. Para os

A331

mais aventureiros, o caiaque, o rafting e a canoagem são já opções disponibilizadas por várias empresas locais. Rafael Soares, sócio-gerente do Clube do Paiva LDA, quando entrepelado sobre a importância destas atividades para a região, referiu as suas mais-valias dado o impacto na economia local, e salientou a importância de investir em infraestruturas para se realizarem provas internacionais. A segurança destes desportos está assegurada pela formação exigida aos funcionários destas empresas que, não só estão aptos ao desenvolver de técnicas socorristas dentro de água como os barcos estão também equipados com todos os equipamentos necessários para, em caso de acidente, poderem socorrer a vítima. Para os mais calmos, o percurso do rio è sem dúvida uma zona onde desenvolver atividades mais familiares como piqueniques e jogos para miúdos e graúdos envolvidos por uma atmosfera calma e segura.

O rio Paiva, representa para esta localidade uma potencial fonte de rendimento com uma biodiversidade e diversos testemunhos de uma forte dinâmica geológica. Arouca, e o Rio Paiva são por tudo isto destino turístico até para cardíacos.

Reportagem realizada pelo grupo A3