Os Tratadores que Encantam as Aves

Os dias são passados numa rigorosa rotina mas sempre com felicidade e satisfação naquilo que é feito.

Os seis tratadores das aves do Jardim Zoológico habavesituaram, desde sempre, tudo e todos aos espetáculos de aves que exigem muito tempo, dedicação e paciência. Os dias são passados numa rigorosa rotina mas sempre com felicidade e satisfação naquilo que é feito.

“A conservação não depende só do Jardim Zoológico mas sim de todos. Estas aves são embaixadores da mensagem que pretendemos passar”, diz Hugo Cândez, treinador de aves e mamíferos, desde há 15 anos neste local. Para conseguir transmitir esta mensagem de preservar e conservar as aves e alguns mamíferos que vivem no Bosque Encantado é necessário cumprir uma série de tarefas. Inicialmente, todos são pesados, para se poder determinar a dose adequada de alimento a dar a cada um. Depois, enquanto uns preparam a comida, outros limpam o recinto. A seguir, os animais são levados para os bastidores do espetáculo que se realizará de seguida. Após terminar, estes retornam aos seus espaços e voltam a ser alimentados. Da parte da tarde, ocorre a sessão de treinos das aves, que tem por objetivos habituar o animal ao treinador. Os tratadores utilizam algumas estratégias de controlo para os ensinar, tais como o fixador, que é um fio que impede as aves de fugir e o aparelho de telemetria, que emite um sinal sonoro se a ave se afastar.

Quanto aos animais do Bosque Encantado existe um total de 64 animais de 44 espécies diferentes. Uma vez que estes não se encontram em perigo de extinção estão neste espaço simplesmente para desenvolverem comportamentos naturais e os demonstrarem ao público.
Já lá vão os tempos em que o “Show das araras” encantava o público com as mais diversas acrobacias. “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” e os espetáculos evoluíram até aquilo que são hoje, uma demonstração dos comportamentos naturais dos animais. Podemos assim observar determinadas características destas espécies tais como: escavar em busca de comida, longos voos, escutar a catatua Pipas a dizer “ Olha a Pipas”…
Apesar de viverem em cativeiro, os tratadores ajudam a preservar os comportamentos naturais dos animais para que estes nunca os percam.