Nem só rolhas dá a cortiça!

A Escola Básica de Saboia nº1 está a participar, entre janeiro e maio de 2016, na 13ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" com o projeto “Enrolhando o fogo!. Vamos fazer papel que "não" arde !?

A Escola Básica de Saboia nº1 está a participar, concelho de Odemira, entre janeiro e maio de 2016, na  13ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” com o projeto “Enrolhando o fogo!. Vamos fazer papel que “não” arde !?

acd3c628-3099-4697-b04b-13ec0553ebf7

O objetivo deste projeto é reaproveitar, reutilizando e valorizando resíduos de  papel e de cortiça (transformada em pó), para  criar um papel mais resistente ao fogo. Papel esse que será reciclado com diferentes percentagem de cortiça na sua composição …0% …10% …30%…50%, para depois se proceder à  comparação dos resultados de combustibilidade dos diferentes papéis produzidos.

A conceção da ideia subjacente a este projeto partiu do conhecimento de um conjunto ímpar de propriedades físicas e químicas reunidas nesse material natural, que é a cortiça. Entre elas, interessa-nos destacar aquela que permite usar a cortiça como retardador de combustão.

Pretende-se usar o reconhecido poder retardador de combustão da cortiça, na produção de um papel, papelão ou cartão com semelhante virtude, mas a um nível muito básico e aproveitando as rolhas e papel já usado reciclando, desta forma, dois produtos provenientes de recursos das nossas florestas e, ao mesmo tempo, criar um novo produto que reunisse em si potencial ecológico, inovador e comercial.

O facto de não parecer haver no mercado produtos com esta aplicação da cortiça, mais propriamente das rolhas, motiva-nos ainda mais.

Nem só rolhas dá a cortiça!

 

Lara Afonso, Ana Costa, Mónica Pacheco