Na Boa Água, Reduzir, Reutilizar e Reciclar é a Prioridade

Um grupo de alunos da EBI da Boa Água decidiu empenhar-se em pequenas várias campanhas para promover ainda mais, a redução de resíduos, a reutilização de materiais e aumentar exponencialmente a reciclagem de tudo o que possa ser reciclado.

Foram criadas e distribuídas à comunidade escolar, brochuras que explicam o que acontece aos resíduos quando são colocados nos contentores do lixo e o que lhes acontece quando estes mesmos resíduos são colocados no sítio certo. Constatou-se, através da reação à leitura das brochuras, que a maioria dos alunos não fazia ideia do poder poluente, principalmente das pilhas e dos óleos alimentares.

As roupas usadas podem e devem ser colocadas no contentor da Sarah Trading em sacos fechados, quando estas roupas chegam ao seu destino são separadas em três categorias: as que podem ser reutilizadas, estas são enviadas para instituições de carater social; as que podem ser reutilizadas, são transformadas em panos, por exemplo e as que vão para reciclar que são transformadas em fibras têxteis utilizadas na produção de novas peças de roupa-http://www.sarah-trading.com.

O óleo alimentar usado que é trazido para a escola devidamente condicionado em garrafas ou garrafões de plástico fechados, são utilizados para fazer velas aromáticas e o restante é entregue a empresas especializadas na obtenção de biodiesel- www.biocanter.com.

As embalagens de plástico são reutilizadas em Educação Visual e Tecnológica com os mais variados fins: armazenamento de material, elaboração de trabalhos e outros.

O pouco vidro que é utilizado na escola é colocado no ecoponto verde.

As escovas de dentes usadas, não estão acabadas, de três em três meses devem ser mudadas, as velhas são colocadas no ecoescovão e posteriormente são entregues na Extruplás, empresa que se dedica à transformação de plásticos compostos em mobiliário urbano- http://www.extruplas.com.

O papel que não pode ser reutilizado é entregue ao Banco Alimentar contra a Fome e posteriormente “transformado” em alimentos- http://www.papelporalimentos.pt/.

Os excedentes da cozinha que podem ser utilizados na compostagem, são colocados no compostor da escola, o composto resultante vai ser utilizado na horta biológica da escola que está a ser iniciada este ano letivo.

Todos os equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como pilhas e baterias são colocados no ponto electrão para que sejam devidamente recolhidos e tratados pela ERP-Portugal-http://www.erp-recycling.pt.

Desde que estas pequenas campanhas foram lançadas, o aumento da recolha deste tipo de resíduos já aumentou em mais de 40%.