“Monstros à solta” em Gaia

A deposição de resíduos sólidos em terrenos à beira da estrada ou junto a contentores do lixo, está a prejudicar os nossos ecossistemas e a incomodar as pessoas. É uma situação preocupante e a freguesia da Madalena em Vila Nova de Gaia não escapa a esta situação. Mas há alternativas.

 

Foto1

Rua do Rochio – Madalena – Vila Nova de Gaia (Foto de Alice Sequeira; fevereiro de 2016)

 

Diariamente, deparamo-nos com resíduos indevidamente depositados em terrenos, na beira das estradas e em pinhais e também junto dos contentores destinados à recolha de lixo indiferenciado ou dos ecopontos.

A maioria dos resíduos que encontramos indevidamente depositados são, quanto à sua origem, urbanos. No entanto, também se encontram resíduos de construção e demolição e ainda industriais. É frequente encontrarmos colchões, móveis, sanitas, vidros, eletrodomésticos, pneus, entulho de obras, entre outros.

 

Foto2

Rua do Rochio – Madalena – Vila Nova de Gaia (Foto de Ana Filipa Martins; fevereiro de 2016)

 

A deposição de resíduos fora dos locais apropriados, pode ter diversas consequências, consoante as suas características. Os resíduos podem ser inertes, não representando perigo para o ambiente pois não reagem em contacto com o meio natural, ou perigosos, representando risco para o ambiente ou para a saúde humana, por serem inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos e/ou patogénicos, implicando um encaminhamento especial. Uma consequência comum a todos eles é a deterioração da paisagem pois é desagradável à vista de quem por eles passa. Além disso, os resíduos depositados juntos dos contentores, podem dificultar o acesso às pessoas que pretendem depositar o seu lixo dentro dos contentores e até mesmo provocar acidentes. A deposição indevida de resíduos perigosos pode ter como consequência a poluição dos solos e da água, em virtude da decomposição e deterioração dos seus componentes, o que prejudica gravemente o ambiente e constitui um risco para a saúde humana. Apenas como exemplo, podemos referir o risco de incêndio e a proliferação de mosquitos e roedores provocado pelo abandono de pneus.

Para percebermos as causas desta situação, perguntamos a alguns residentes na freguesia se já depositaram resíduos fora dos locais apropriados.

 

Antónia Gomes, reformada, 69 anos

Sim, já depositei um frigorífico pois não sabia onde o devia colocar.

 

Glória Gonçalves, professora, 49 anos

Já depositei junto dos contentores do lixo alguns objetos como uma cadeira, brinquedos e outros, porque estavam bons e tive pena de os meter dentro do contentor porque sei que alguém lhes iria pegar e utilizar.

 

Cátia Martins, estudante, 22 anos

Nunca coloquei, mas já vi várias pessoas a depositarem eletrodomésticos à beira do contentor. Penso que as pessoas fazem isso por não saberem onde os podem colocar ou por falta de tempo.

 

Para ajudar as pessoas na tarefa de encaminharem os seus resíduos, Fátima Silva, da Divisão de Gestão Ambiental, da Câmara Municipal de Gaia explica o que devemos fazer.

 

Quais são os serviços que a CMG disponibiliza para recolha de resíduos?

A Câmara Municipal de Gaia disponibiliza diversos serviços para recolha de resíduos. Os resíduos normais, devem ser colocados no contentor de indiferenciados e os recicláveis, nos ecopontos. Os resíduos volumosos, que as pessoas consideram os mais difíceis de encaminhar, na verdade são os mais fáceis pois a Câmara Municipal disponibiliza um serviço de recolha que tem de ser pedido através de marcação telefónica, para o número verde gratuito 808 20 26 84 ou através do número de telefone 22 374 69 00, ou ainda presencialmente na Divisão Municipal de Higiene Pública e Espaços Verdes. Os monos e monstros que as pessoas têm em mau estado, ou avariados, podem arranjar uma solução que não prejudique o ambiente e deixe as nossas matas e florestas limpas e saudáveis.

 

Foto3

Pinhal – Madalena – Vila Nova de Gaia (Foto de Alice Sequeira; fevereiro de 2016)

 

O que devem as pessoas fazer aos objetos que já não querem, mas que estão em bom estado?

Circula uma viatura itinerante – a Reutilândia – que, mediante um calendário, recolhe e disponibiliza objetos doados em bom estado. Os objetos que alguém já não queira podem ganhar uma vida nova pois, o que para uns é lixo, para outros é uma ajuda preciosa e bem-vinda.

 

Onde é que está divulgado o serviço de recolha de monos e monstros?

Estes serviços estão divulgados na página WEB da Câmara. Nos folhetos da campanha Reutilândia, também está divulgada a linha de recolha de monos e monstros.

 

Na sua opinião, quais são os motivos que levam as pessoas a depositarem resíduos onde não devem?

Nos últimos anos temos verificado que há menor quantidade de resíduos indevidamente depositados, mas ainda existem, penso que por desconhecimento das pessoas. Porque se as pessoas soubessem que, sem terem trabalho, há quem recolha os resíduos em sua casa, certamente não os colocariam nesses espaços. Mas, por vezes, encontramos resíduos depositados nas bermas das estradas que são de pequenas empresas de construção, pois não querem pagar a taxa de deposição.

  

Foto4

Pinhal – Madalena – Vila Nova de Gaia (Foto de Ana Filipa Martins; fevereiro de 2016)

 

Em suma, podemos concluir que a deposição indevida de resíduos nas ruas, terrenos e pinhais se deve sobretudo ao facto de as pessoas estarem mal informadas sobre os serviços de recolha de monos e monstros e a Reutilândia, disponibilizados pela Câmara Municipal de Gaia. Para solucionar este problema, dever-se-ia apostar na divulgação alargada destes serviços e lançar uma campanha de identificação de monos e monstros indevidamente depositados, com ajuda dos munícipes através de, por exemplo, fotografias com localização, possível na maioria dos smartphones, ou indicação do local através de telefone ou email, para posterior recolha e encaminhamento por parte dos serviços municipais. Desta forma, seria possível erradicar os “monstros à solta” em Gaia.