Modéstia à parte, a nossa escola é um exemplo a seguir!

Porque acreditamos que para modificar comportamentos, como o hábito de não separar o lixo, o melhor “remédio” é dar a conhecer integralmente o processo de valorização dos resíduos, mostrar exemplos de aplicações dos resíduos em produtos do nosso quotidiano e recolher vários tipos de resíduos separadamente, muitas e diversificadas foram as iniciativas que o grupo de Jovens Repórteres para o Ambiente da nossa escola realizou.

 

Solicitaram aos seus colegas dos cursos profissionais de Artes Gráficas que construíssem recipientes de recolha de rolhas usadas, designados “Rolhinhas”, que foram distribuídos por vários locais da escola. As mesmas serão entregues no supermercado “Continente”, que as irá encaminhar para a Quercus. O retorno da recolha das rolhas permitirá o financiamento de iniciativas apoiadas pelo projeto Floresta Comum como, por exemplo, a plantação de espécies autóctones.

Também foram recolhidos junto da população elvense, eletrodomésticos em fim de vida como máquinas de lavar, equipamentos de arrefecimento e refrigeração, monitores e televisões, aquecedores, micro-ondas, pilhas e lâmpadas, a fim de serem em caminhados para o projeto “Escola Eletrão”.

Em parceria com a empresa de gestão, valorização e  tratamento de resíduos sólidos urbanos, VALNOR, foram dinamizadas várias sessões de esclarecimento sobre o trabalho realizado pela empresa, em turmas de todos os níveis de escolaridade. A Dra. Sandra Pedrogam, representante desta empresa, elogiou o esforço da escola na separação do lixo através da colocação de um considerável número de ecopontos em vários locais da escola. Outra ação que contou com o apoio desta empresa foi a dinamização de um seminário em que foram abordados temas como a economia circular dos resíduos (VALNOR), a descrição do processo de reciclagem PET (empresa EVERTIS) e a gestão de resíduos no concelho de Elvas (Câmara Municipal de Elvas).

Destacamos o cenário traçado pelo Engenheiro Luís Afonso, vereador da Câmara Municipal de Elvas, que deu a conhecer os números relativos ao lixo produzido e recolhido no Conselho de Elvas, algo que suscitou o interesse da plateia. Foi referido que cada elvense produz cerca de 1,3 Kg de resíduos por dia, ou seja, 474 Kg de lixo por habitante em cada ano. Os meses com maior produção de resíduos são os meses de agosto e setembro. Para gáudio dos alunos o vereador permitiu a manipulação de um aparelho de georreferenciação dos pontos de recolha, utilizado pela autarquia! Cada aluno teve a oportunidade de identificar a localização do ecoponto mais próximo da sua casa.

9

Mas, o nosso maior orgulho é a reciclagem de borras de café através da produção de cogumelos. Foram recolhidos em vários locais de Elvas e arredores mais de 80kg de borras de café, que seriam desperdiçados! Neste momento estamos na fase da pesagem dos cogumelos para aferir as marcas de café mais propícias ao cultivo de cogumelos das espécies  Pleurotus ostreatus e Hypsizygus ulmarius.

Portanto, a nossa escola é um exemplo a seguir pois contribuiu de uma forma considerável para a separação do lixo que, atualmente, constitui o maior entrave à promoção da economia circular dos resíduos em Elvas!