Loural Village, o paraíso no centro de Portugal

O Loural Village, está situado no coração de Portugal, a cerca de 20 km da vila de Góis, na serra do Açor.

Este espaço era uma antiga aldeia abandonada que foi recuperada, por um casal de Holandeses que se apaixonaram pela beleza natural deste local e utilizaram fundos europeus de cerca um milhão de euros para recuperar as tradicionais casas de xisto. Atualmente este espaço rural e turístico, alugada as casas a turistas, que pretendem usufruir deste espaço como retiro espiritual ou férias num turismo de natureza. A lotação máxima da aldeia é de 30 pessoas.

Fig.1 A grande maioria dos turistas, são portugueses.

Este Aldeamento turístico utiliza a energia solar para o aquecimento das águas para banhos, realiza a permacultura, produz composto orgânico, fazem o cultivo de alguns alimentos e utilizam de sabonetes e detergentes biodegradáveis.Neste aldeamento podemos encontrar uma sala para aulas de yoga semanais, uma piscina, uma biblioteca e um parque infantil para crianças. Inês Caldeira, a única residente permanente no local, formada em instrução equestre, explica que apesar de todas as preocupações ambientais que caraterizam o Loural Village, ainda têm alguns objetivos a alcançar no futuro, para que este seja um empreendimento 100% sustentável e auto-suficiente.

Em suma, o Loural Village trata-se de bom exemplo de como o interesse económico na região e a sustentabilidade ambiental podem estar em equilíbrio.

Grupo 3

André Campos, Daniela Gonçalves, Inês Boarqueiro, Pedro Lázaro, Frederico Santos