Lagoa de Óbidos: Um Património a Preservar

A constante ação humana na lagoa de Óbidos, tem vindo a ameaçar este ecossistema

Sem TítuloA lagoa de Óbidos é um sistema com elevado património ambiental e está localizada entre os concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha, apesar da sua bacia se estender a 16 concelhos da região do Oeste. Esta apresenta uma área de 7 km2, um comprimento de 4,5 km e a sua profundidade varia entre 2 a 5 metros. Esta jovem lagoa formou-se nas transgressões e resgresssões do oceano e dos cursos de água.

A constante ação humana na lagoa de Óbidos, tem vindo a ameaçar este ecossistema, que surgiu a partir de uma falha, separando rochas do Jurássico e do Cretácio num vale.  As transgressões e as regressões do mar deram origem a esta jovem lagoa, com  apenas 10 mil anos, em termos geológicos.

A lagoa é o habitat de várias espécies e a sua fauna é constituida na sua  maioria por: robalo, linguado, enguia, polvo, bivalves e pato real. A principal atividade económica relacionada com a lagoa é a pesca de peixes e marisco.

Tem existido um conflito de interesses económicos e turísticos entre os dois municípios, baseado no tamanho do areal das duas margens que está em constante alteração, pelo facto da “aberta” ser divagante, levando à diminuição turística do local com menor areal.

As principais ameaças à conservação da lagoa são: o assoreamento, provocado pela intervenção humana e a poluição da água e dos sedimentos, causada essencialmente pela agricultura e suinicultura das áreas envolventes.

Foi criado recentemente um canal onde são conduzidos os efluentes provenientes das ETAR’s  da região que são descarregados a 2 milhas da costa, evitando, assim, a descarga direta na lagoa.

Sem intervenção humana, a lagoa transformar-se-ía num pântano, contudo esta ação acelera o assoreamento. Numa tentativa de contrariar este processo são realizadas dragagens, que têm como objetivo, aumentar a vida neste meio aquático.

Grupo A2

 

Marta Martins, Mafalda Parrolas, Rui Mendes, Wilkerson Mendes, Luís Simões, Mariana Pedro, Paula Gonçalves, Sofia Gomes, Emília Herdade, Elisa Lopes, Núria Alves, Catarina Chambel, Márcia Santos, Miguel Fonseca, Érica Pereira, Danielle Beividas, Nuno Costa, Ema Cunha, Ângela Lourenço, Duarte Belo