Igualdade de Oportunidades para todos no Rock in Rio Lisboa

Desde há muito tempo que uma das principais preocupações do Rock in Rio Lisboa é conceder igualdade de oportunidades a todos.
Stand da Santa Casa da Misericórdia no Rock in Rio Lisboa

Stand da Santa Casa da Misericórdia no Rock in Rio Lisboa

Desde há muito tempo que uma das principais preocupações do Rock in Rio Lisboa é conceder igualdade de oportunidades a todos, especialmente aos que apresentam mobilidade reduzida. Segundo John Rawls, um filósofo americano do século XX, uma sociedade apenas pode ser justa se corresponder a três princípios fundamentais, sendo um deles a igualdade comum de oportunidades. Todos os seres humanos têm igual direito às possibilidades oferecidas por uma sociedade, entre as quais, o lazer.

Com vista a atingir este objetivo, a organização do festival criou, desde a primeira edição, uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia. O objetivo desta colaboração é permitir que as pessoas com dificuldades motoras se possam deslocar, num carro, por todo o recinto, e que tenham um local especial para assistir, cómoda e tranquilamente, a todo o espetáculo. João Marrana, um dos responsáveis pelo stand da Santa Casa da Misericórdia no Rock in Rio Lisboa, afirma que o seu objetivo como voluntário na instituição é estar sempre pronto a ajudar; tudo o que se faz é por uma boa causa. No futuro, espera que já não seja necessária a intervenção da Santa Casa na ajuda aos mais necessitados, mas que sejam as próprias pessoas, num espírito de solidariedade, que se ajudem entre si.

Quando inquirimos o público sobre o que pensavam acerca da mobilidade de pessoas com limitações motoras, a maioria evidenciou que o facto de existirem inclinações escorregadias, limitava a movimentação destas. Apesar das restrições do espaço, a disponibilidade por parte do Rock in Rio Lisboa em fornecer as melhores condições possíveis é muito bem vista pela população em geral. Um dos interrogados refere, ainda, que a organização do local sofreu uma alteração significativa e positiva desde a primeira edição do festival sendo, atualmente, melhores as condições de circulação no recinto.

Concluindo, e aproveitando as palavras de João Paulo Sousa, apresentador do Curto-circuito na SIC Radical, “O Rock in RioLisboa está de parabéns!”, pois, segundo o mesmo, tem conseguido resolver os seus problemas e atingir os seus objetivos.

Grupo 1: Micael Lindo, Mariana Carrasco, Margarida Bentes, Rafael Soares.

Micael Lindo, Mariana Carrasco, Margarida Bentes, Rafael Soares