Hospital Veterinário do Jardim Zoológico de Lisboa: de mãos dadas com a Biodiversidade

Numa instituição onde coexistem mais de 2000 animais, os cuidados veterinários desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio e bem-estar animal.

hospital-veterinario-luzesNuma instituição onde coexistem mais de 2000 animais, os cuidados veterinários desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio e bem-estar animal. No hospital veterinário do Jardim Zoológico de Lisboa, todos os “pacientes” usufruem de um tratamento especial e personalizado. Recentemente consagrado o melhor hospital veterinário da Europa, este espaço continua a destacar-se como um dos polos para o tratamento e estudo de animais exóticos a nível mundial.

O Jardim Zoológico de Lisboa, membro da World Association of Zoos and Aquariums (WAZA) e da European Association of Zoos and Aquariums (EAZA) desde 1992, participa ativamente em programas de reprodução em cativeiro, em parcerias com entidades internacionais focadas na gestão e conservação de espécies. Com este objetivo, o hospital veterinário do Jardim Zoológico de Lisboa dinamiza trocas de materiais biológicos, para a conservação dos recursos genéticos de diversas espécies. Para tal, procede-se à recolha de sémen e posterior conservação em azoto líquido. Efetivamente, exemplares de chitas foram inseminadas artificialmente, com uma alta taxa de sucesso. Esta é uma prática que tem vindo a aumentar nos últimos anos, pois aumenta a variabilidade genética de populações. Neste aspeto, existe uma grande colaboração a nível internacional, uma vez que há um esforço mundial para a diminuição do índice de consanguinidade de populações mantidas em cativeiro.

Para além disso, especialistas de várias valências e instituições também participam no projeto, realçando o espírito de
cooperação que rege a organização. Recentemente, um desses exemplos foi a realização de cirurgias às cataratas a quatro leões-marinhos, por uma oftalmologista norte-americana.

hospital-veterinario-1024x332Todos os animais do Jardim Zoológico de Lisboa usufruem de consultas de rotina, tais como desparasitação ou mesmo monitorização da gravidez, pela realização de ecografias ou medição dos níveis de progesterona (hormona feminina) nas fezes, que permite a confirmação de uma possível gravidez. Aquando do nascimento, progenitoras e crias são também examinadas no recinto do hospital. Por vezes, a equipa veterinária realiza igualmente partos assistidos, com o indispensável auxílio dos tratadores que contribuem para o relaxamento dos animais em examinação.

Durante todo o ano, a equipa veterinária não tem mãos a medir. Constituída por quatro veterinários em escala e dois no terreno, o dia-a-dia no hospital veterinário é bastante intensivo para assegurar os cuidados de saúde a todos os habitantes do zoo. Contudo, na Primavera, o fluxo de “pacientes” aumenta em larga escala, já que a maioria dos espécimes se encontra em período de acasalamento, o que potencia lutas territoriais.hospital-veterinario-1024x332 (1)

O hospital veterinário aposta grandemente na parte cirúrgica, possuindo dois blocos operatórios para animais de pequeno e grande porte. O bloco operatório está equipado com equipamentos de alta tecnologia, permitindo a realização de vários tipos de intervenções cirúrgicas. No pós-operatório, os animais convalescentes são alojados em unidades específicas: Aves, Primatas, Carnívoros e Répteis. Para além da parte clínica, são também desenvolvidos projetos de investigação, com incidência nos animais exóticos.

O hospital veterinário do Jardim Zoológico de Lisboa oferece variadas valências, fornecendo apoio clínico a um projeto educacional com mais de 130 anos de história. Citando Mahatma Gandhi:” A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pelo modo que se trata os animais.”