Gincana Rock in Rio

 

Gincana Rock in Rio

Agrupamento de Escola de Castro Daire

A Gincana Rock in Rio, lançada a todas as escolas do país, teve como objectivos responder a desafios semanais (jogos online), a realização de tarefas escolares como separação e recolha de embalagens, resíduos e equipamentos elétricos, a redução do consumo de água e energia da escola e apoiar uma causa social: a “atribuição de bolsas de estudo de música para jovens do ensino básico e secundário, carenciados e em situação de risco”, como Roberta Medina referiu, feita em parceria com a Fundação Luís Figo. Tudo isto foi possível graças a parcerias com várias entidades: Better World, Sic Esperança, Agência para a Energia (ADENE), Sociedade Ponto Verde (SPV), e contou ainda com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência, da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, e da UNESCO.

Gincana Rock in Rio2A coordenadora responsável pelo programa Eco-Escolas no agrupamento de Castro Daire, Carla Santos, elucidou um pouco o caminho que os seus alunos tiveram que percorrer até atingir o seu grande objetivo, ser um dos vencedores nacionais e, consequentemente, ganhar bilhetes para o festival.

Explicou que sem a motivação energética dos alunos, os resultados não teriam sido os mesmos, e isso ficou patente no envolvimento dos 1372 alunos do seu mega agrupamento. A escola alcançou o segundo lugar na segunda tarefa, com cerca de 3518 pulseiras vendidas, rendendo assim 350€, que foram aplicados na comunidade.

O prémio era apelativo e motivou alunos dos dez aos dezoito anos, que se uniram na divulgação e resposta ao projeto, iniciado no Clube Eco-escolas, seguindo para os diretores de turma e, posteriormente, para toda a comunidade escolar envolvente.

Este projecto finalizou com o incentivo à organização para continuar estas iniciativas de sensibilização dirigidas à comunidade jovem, sendo uma mais-valia para estes, pois desenvolvem uma atitude sustentável e solidária com o ambiente, conjugada também com os seus interesses musicais.

 

Sílvia Carapeto, Carolina Fonseca, Carolina Godinho