Fumadores Incrementam Perigos à Porta de Escola.

Professores e alunos ignoram diariamente os perigos associados à incorreta deposição de beatas de cigarros tornando-se um mau exemplo na via pública.

As beatas demoram pelo menos 20 meses a decompor [1], são altamente tóxicas porque contêm químicos como arsénio ou chumbo [2]. As beatas são leves e móveis, sendo levadas pelo vento e chuva até entrarem nos circuitos de águas pluviais, transportando milhares de beatas que não são tratadas e que terminam nos rios, oceanos ou praias. Por outro lado, são também confundidas com a comida pelas aves, peixes e outros animais, contaminando-os ou levando-os à morte. As beatas atiradas pelas janelas dos carros são também a causa de incêndios florestais Muitas escolas secundárias têm dezenas de alunos, professores e funcionários fumadores que nos tempos livres do seu horário escolar escolhem fumar. Tal, parece em si um problema inofensivo, mas a falta de cinzeiros dá origem a que os fumadores as coloquem em locais inapropriados, potenciando os perigos e riscos de contaminação e de incêndio. A nossa turma observou este problema nas escolas da cidade de Beja. A imagem relata uma situação de duplo perigo (contaminação e incêndio) à porta de uma Escola Secundária da cidade. Esta escola está localizada numa das vias principais da cidade de Beja e conta com um número significativo de fumadores.

Tendo em conta esta problemática, a autarquia de Beja, foi sensibilizada no âmbito do conselho Eco-escolas ESTIG, tendo disponibilizado uma quantidade significativa de vasos (com areia fina) que estão a ser colocados numa primeira fase na ESTIG – Instituto Politécnico de Beja, nos locais dos fumadores sobre o lema “Beatas no chão não! Coloque no vasão! (ou seja tolerância zero às beatas no chão).

 

  1. https://ajologoexisto.wordpress.com/2012/09/25/as-beatas-de-cigarro-sao-extremamente-poluentes/ Acedido a 06/01/2017
  2. Público (2016), A ameaça da beata, acedido em https://www.publico.pt/2016/09/15/sociedade/noticia/a-ameaca-da-beata-1744088 no dia 13 de janeiro de 2017

António Palma, Angela Pereira, António Magro, Ana Palma, Elisa Silva, Sana Conta, Carolina Morais, Carlos Escórcio