EPCG investiga a problemática do lixo marinho!

O projeto de investigação da Escola Profissional de Ciências Geográficas (EPCG) foi selecionado no âmbito da campanha Litter Less. O projeto será desenvolvido pelos alunos dos 1.º e 2.º anos do Curso de Técnico de Gestão de Ambiente, no âmbito das disciplinas de Conservação da Natureza e de Qualidade Ambiental, durante o primeiro semestre de 2017. Os alunos realizarão investigações jornalísticas e trabalho de campo na praia de São Pedro Estoril, referentes à biodiversidade e ao lixo das zonas costeiras.

O lixo marinho é atualmente um dos maiores problemas de poluição que os oceanos enfrentam, tendo impacte a nível social, económico e da biodiversidade, tanto em áreas costeiras como marinhas. Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas (2010), citado pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM, 2015), o lixo marinho é qualquer material sólido persistente, fabricado ou processado que é descartado, eliminado ou abandonado no ambiente marinho e costeiro; é composto por itens que foram feitos ou usados pelas pessoas e deliberadamente descartados no mar, rios ou praias ou trazidos indiretamente para o mar através dos rios, por águas residuais, tempestades ou ventos; e acidental ou intencionalmente perdidos no mar ou zona costeira em eventos extremos de clima. Esta problemática despoletou a presente investigação e a motivação para o desenvolvimento de campanhas de sensibilização no sentido de ajudar na sua resolução.

Exemplos de amostras de lixo recolhidas na Praia de São Pedro do Estoril

Exemplos de amostras de lixo recolhidas na Praia de São Pedro do Estoril

Com este projeto pretende-se, em primeiro lugar, aumentar o conhecimento da comunidade escolar acerca do lixo marinho e o seu impacte sobre a biodiversidade; em segundo lugar, entrevistar o público para diagnosticar os conhecimentos da População Portuguesa acerca do Lixo Marinho; em terceiro lugar, entrevistar investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e da APLM para aprofundar o conhecimento acerca da problemática e possíveis soluções; em quarto lugar, realizar uma saída de campo para estudar a biodiversidade do litoral rochoso, recolher e inventariar o lixo marinho, nomeadamente os plásticos, comparando com os inventários realizados pela Agência Portuguesa do Ambiente, e recolher e realizar análises químicas de amostras de água, na praia de São Pedro do Estoril e, finalmente, realizar uma campanha de divulgação e sensibilização para a comunidade escolar e público em geral.

Actinia equina (anémona-do-mar característica do litoral rochoso)

Actinia equina (anémona-do-mar característica do litoral rochoso)

Os elementos do projeto já iniciaram uma pesquisa acerca da temática, com o objetivo de preparar os guiões das entrevistas. Foram iniciados os contactos, com o MARE e a APLM, com o objetivo de selecionar investigadores especialistas na temática dos resíduos marinhos, para serem entrevistados. Estas entrevistas serão o ponto de partida para a redação das reportagens. Os inquéritos acerca dos resíduos estão a ser aplicados aos alunos participantes no projeto.

Acompanhe o desenvolvimento das atividades da EPCG, no âmbito da campanha Litter Less, nas próximas notícias e reportagens publicadas.

Referência Bibliográfica:

APLM (2015). Lixo Marinho: um problema sem fronteiras – Parceria Portuguesa para o Lixo Marinho. Monte de Caparica: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.