Eco Festival Cheio de Rock

Desde o início do evento, o Rock in Rio contou com a participação de várias entidades no processo da sensibilização ambiental...
Colaboradores da SPV

Colaboradores da SPV

Desde o início do evento, o Rock in Rio contou com a participação de várias entidades no processo da sensibilização ambiental, nomeadamente, na área dos resíduos, contando com a presença de várias entidades tais como, a Sociedade Ponto Verde, Amb 3e  e com iniciativas de várias marcas, como a Pepsi e a Heineken, que iniciaram projetos novos,  no âmbito da reciclagem dos copos.

Verificou-se ao longo do evento, onde eram promovidas as campanhas de sensibilização, que a sociedade ponto verde foi o stand com maior adesão, o público troca resíduos recicláveis por uma ficha, para participar numa roda da sorte, onde poderão receber brindes. O propósito desta atividade é incentivar o público à prática da separação de resíduos.

Na entrevista feita a dois dos responsáveis pelo tratamento  dos resíduos no recinto, Mark Lavita e Afonso Noutel, referiram que a Sociedade Ponto Verde é responsável pela manutenção dos resíduos do evento, tendo sido celebrado um contrato entre esta entidade e os parceiros do Rock in Rio que os obrigam a várias práticas, entre elas, a inspeção dos dispositivos entregues pelos mesmos, para que ambas as partes possam cumprir com o protocolo. Como fruto destas parcerias são atribuídos dois certificados, a certificação 3R6, que garante que os resíduos produzidos nos eventos, escritórios e espaços são adequadamente encaminhados para o destino final, e a certificação VERDORECA, que assegura a separação das embalagens vazias sendo, posteriormente, encaminhadas locais adequados, ao encargo dos próprios estabelecimentos. “Há uma preocupação do Rock in Rio para uma melhor eficiência”, segundo Afonso Noutel, tendo Mark Lavita acrescentando que, “ao longo destes últimos 10 anos Portugal evoluiu nesta área, mais do que qualquer outro país europeu, como se pode ver nestes eventos”.

Outras entidades como Heineken e a Pepsi, demonstraram uma preocupação por esta causa, disponibilizaram pontos de recolha próprios para os copos da sua marca, e nesses locais  dinamizaram uma iniciativa para a recolha de copos, onde estes  são trocados por prémios

Apesar dos aspetos positivos registados e da evolução nos últimos anos, ainda se nota alguma despreocupação do público e também de algumas entidades, não dando informação e formação aos seus colaboradores sobre os seus serviços e objectivos.

Grupo 4: Pedro Gonçalves, Rui Vinagre, Filipa Murta.

Pedro Gonçalves, Rui Vinagre, Filipa Murta