Diversão Sustentável

O Rock in Rio é um festival de grande dimensão, que atrai um grupo significativo de pessoas, vindas de todo o País, algumas delas, das Ilhas e ainda há quem venha de outros países, só para poder assistir a este fabuloso espectáculo. Para além disso, outro aspecto de grande importância para os fãs é a sua opção em termos alimentares,uma vez que o preço praticado neste tipo de eventos é sempre mais alto. A questão é como se deslocam as pessoas para o Parque da Bela Vista? E como se alimentam?

Diversão Sustentável

Quando questionados sobre o seu meio de transportes e a razão da sua escolha, estes não apontaram razões ambientais, mas incoscientemente estão a contribuir para que a poluição atmosférica não aumente. Isto porque, ainda existe muitos espectadores a preferirem o seu transporte pessoal, sem qualquer preocupação anível do ambiente.

A organização do Rock in Rio, associou-se a várias entidades públicas de transportes. Em 1ºlugar, havia a hipotese de comprar um pack que incluia 1 bilhete para o festival e 1 bilhete para os comboios CP(Linha de Cascais, de Sintra, da Azambuja). Para além disso, existia metropolitano até ás 4 horas da manhã, sendo uma colaboração com o Rock in Rio. Mas devido a contratempos o horário deixou de ser estendido até ao final dos concertos, e o Rock in Rio teve que agir, fazendo uma parceria com a carris. Mesmo que alguma coisa falhe, estes têm consciência em ajudar todas as pessoas que chegam ao recinto para que estes tenham até ao fim, como sua 1ºopção os transportes públicos.

Muitos dos presentes afirmam saber os factores vantajosos da utilização dos transportes públicos, “diminui a emissão dos gases poluentes para atmosfera” é um deles, segundo Maria Estrela, que é voluntária do Rock in Rio revelando também que a maior parte dos seus colegas senão na totalidade deslocaram-se de transportes públicos, nao só utilizaram o comboio como também o barco. A sua escolha para além de se basear no preço e em ser menos confuso, alguns deles mostraram a sua preocupação ambiental do qual fizeram a melhor escolha.

 

Outro dos temas abordados foi a opção alimentar das pessoas. É visivel que estão centenas de barracas de fast food espalhadas pelo recinto, e mesmo tendo preços um ouco elevados, as pessoas optam por ir a esses locais fazer os seus pedidos durante todo o festival. Diversão Sustentável2Ao serem questionados, muitas das vezes nem querem outras opcões e gostam deste tipo de alimentação. Não tem conhecimento da existencia de outro tipo de comida, pois ou não estão interressados ou ainda não tiveram oportunidade de explorar todo o terreno e encontrar mais opções. Segundo Rita Almeida, “existe locais de comida biologica neste tipo de eventos mas ainda não vi aqui no Rock in Rio”, ou seja, a comida de plástico predomina e a escolha é assim manipulada.

 

Conclui-se  assim, que através destas duas perguntas simples  8 em 10 pessoas vêm de transportes públicos e 5 em 15 pessoas escolhem fast food , o restante ou trazem comida de casa (2 pessoas), e/ou não tem conhecimento da existencia de comida biologica no espaço do Rock in Rio (8 pessoas). Faça as melhores escolhas no mudo da diversão.

 

Joana Cordeiro, Beatriz Guereiro, André Correia