Campanha Litter Less: a ação continua!

A Escola EB 2/3 da Madalena vai participar, uma vez mais, na Campanha Internacional Litter Less. Conscientes do enorme problema ambiental que é a produção de resíduos e da importância da sua redução e correta gestão, será dada continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior e serão abraçados novos desafios.

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola EB 2/3 da Madalena encontra-se entre as 20 escolas selecionadas a nível nacional para participar na Campanha Internacional Litter Less.

O Litter Less Campaign é um projeto internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE), que desafia jovens de 9 países da rede JRA (Jovens Repórteres para o Ambiente) a observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos.

À semelhança do ano anterior, a separação dos resíduos continuará a assumir um papel de destaque, por considerarmos que é o ponto de partida de toda a cadeia de tratamento dos resíduos, sem a qual esta dificilmente pode ser eficaz. Este será o enfoque para as turmas que estarão a trabalhar neste projeto pela primeira vez (8º ano). Dado que o enfoque do ano anterior foi sobretudo a separação doméstica, este ano será dada especial relevância à separação de resíduos em organizações (escolas, empresas, etc.).

Paralelamente, as turmas que já estiveram envolvidas no projeto no ano anterior (9º ano), deverão fazer reportagens sobre a etapa seguinte da cadeia de tratamento dos resíduos, focando a sua valorização. Esta será feita a partir de uma visita de estudo a uma empresa que transforme uma determinada tipologia de resíduos em novos produtos, ainda a definir.

Durante o segundo período, vão realizar-se palestras sobre resíduos e visitas de estudo à Suldouro; dias de recolha nos espaços exteriores da Escola e divulgação para sensibilização de toda a comunidade escolar.

Foto4

Dia de ação na comunidade

No dia 7 de novembro, data em que assinalámos o Dia Internacional das Eco Escolas, ou Global Action Day, a par do hastear da Bandeira, foram distribuídos sacos amarelos e azuis, para devolução na Escola, destinados à recolha seletiva de plástico/embalagens/metal e papel/cartão, respetivamente, reforçando a nossa participação na Campanha “Toneladas de Ajuda”, promovida pela Suldouro.

Neste âmbito, a Escola EB 2/3 da Madalena vai recolher, durante todo o ano letivo, resíduos de plástico/embalagens/metal e papel/cartão. Também vai recolher outros resíduos de forma seletiva.

20161221_09575420161221_095233

 

 

 

 

 

Para que não restassem dúvidas relativamente à correta separação doméstica de resíduos, a Equipa Eco Escolas e os alunos do Curso Vocacional construíram um mural informativo.

Foto5

Esta informação já foi divulgada na página de Facebook da Escola, apelando a toda a comunidade a colaboração nesta iniciativa.