“Boguinhas”: A Nossa Cerveja

Helena Bogas, aluna do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial, do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, decidiu abordar como tema na sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) “A Cerveja”.

Nova-imagem-11Helena Bogas, aluna do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial, do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, decidiu abordar como tema na sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) “A Cerveja”. Para incluir na referida PAP decidiu produzir uma cerveja artesanal totalmente confecionada de forma natural sem recurso a qualquer tipo de conservantes.
Sobre a orientação dos professores Aristides Couto e António Neves a sua cerveja- a Boguinhas – tomou forma e está pronta para ser consumida.

Não podia deixar passar este acontecimento sem falar com os seus protagonistas.
À conversa com a Helena e os seus professores, fui descobrindo que a produção da Boguinhas teve dois momentos distintos. Por um lado, o processo de fermentação propriamente dito, onde compostos de extracto de malte já lupulado e concentrado, são dissolvidos em água, de seguida junta-se as leveduras deixa-se fermentar. Passadas 2 a 3 semanas basta engarrafar e deixar a cerveja adquirir o gás naturalmente (durante 2 a 3 semanas) e ficam prontas a beber.
O rótulo da cerveja está em fase de impressão e foi elaborado pela professora Elsa Santos, docente do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.

 

cerva2cerva2

Carlos Gonçalves