Barrancos, uma Terra de Exceção

São as imensas características que Barrancos, desde a sua especial posição geográfica, a língua, até às tradições que marcam esta terra e que lhe dão um bilhete de identidade único.
Vista panorâmica de Barrancos.

Vista panorâmica de Barrancos.

São as imensas características que Barrancos, desde a sua especial posição geográfica, a língua, até às tradições que marcam esta terra e que lhe dão um bilhete de identidade único.
Ao recuar no tempo percebemos que Barrancos foi um “lugar de acolhimento”, assim descrito pelo presidente do município, António Pica Tereno. Muitos refugiados espanhóis viram Barrancos como a sua casa durante a Guerra Civil Espanhola, assim como na Segunda Guerra Mundial. Deparando-se com grande miséria, ambos os povos recorreram ao contrabando para conseguirem sobreviver. As rotas que se criaram, ainda hoje se preservam, servindo, em muitos casos, como percursos pedestres. Outrora, os laços nasceram e ainda hoje se mantêm no sentido de existir cooperação entre Portugal e Espanha.

Devido à proximidade geográfica, os habitantes desta terra acabam por assimilar aspetos culturais dos seus vizinhos espanhóis. A forma de falar dos habitantes demonstra isso mesmo, existindo algumas palavras que são de origem espanhola. Este dialeto, tão próprio desta zona, foi em tempos, visto como uma defesa por parte dos barranquenhos.
Barrancos apresenta um maior fluxo turístico durante a Festa de Agosto onde se realiza a tourada com os famosos touros de morte. Esta festa é um dos acontecimentos tradicionais mais importantes da região, permitindo a preservação  do touro. Ocorre nos últimos quatro dias do mês de Agosto, atraindo muitos turistas. É sempre organizada e vivida na Praça da Liberdade, sendo uma festa celebrada com muita alegria. Os habitantes esperam ansiosamente por esta época do ano. Ainda na mesma praça, durante o Natal, após as doze badaladas, os barranquenhos reúnem-se à volta de uma grande fogueira. Cantam músicas tradicionais e utilizam instrumentos musicais típicos. É um convívio tradicional que ocorre todos os anos.
Em qualquer altura podemos visitar o imenso património cultural e natural, destacando o Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, o Alto de S. Bento, o Vale do Rio Murtega, bem como o Parque de Natureza de Noudar.

A adicionar a todas estas características, Barrancos é o único concelho em Portugal com apenas uma freguesia.

Grupo 3: António Moreira,  Sara Cascais, Catarina Santos,  Daniel Fernandes, Raquel Rocha.

António Moreira, Sara Cascais, Catarina Santos, Daniel Fernandes, Raquel Rocha