“Amor à Camisola”

Todos os dias os três tratadores, Lia, Filomena e Bispo, tratam de 47 primatas que habitam no Jardim Zoológico de Lisboa

amoracamisolaTodos os dias os três tratadores, Lia, Filomena e Bispo, tratam de 47 primatas que habitam no Jardim Zoológico de Lisboa. O que se destaca para quem os observa é o elevado nível de confiança tratador-animal.

O “Amor à camisola”amoracamisola2
Segundo o tratador Bispo, há trinta e seis anos no Jardim Zoológico, a relação tratador-animal é crucial para o bem-estar da
espécie. Na sua opinião, a confiança do animal no tratador é a chave de um bom ambiente o que, de certa forma, acaba por
evitar incidentes e más vivências. Este aspeto é considerado muito importante, dado que, no caso de ser necessário algum tipo de tratamento, o animal confia no tratador, deixando-se cuidar por este.
Tratador de animais selvagens (zookeeper) não está ainda reconhecida como uma profissão, sendo, por isso, necessário bastante “amor à camisola”, como nos diz Filomena, tratadora há 18 anos. Ela evidencia não só a falta de reconhecimento oficial, a ausência de cursos especializados em Portugal, mas também a remuneração baixa e ainda o facto de ser uma profissão de risco dado que se lida diariamente com animais selvagens. Com isto ela quer dizer que se houver vontade de trabalhar no Jardim Zoológico, deve ser não com fins lucrativos, mas sim, com a preocupação de auxiliar no quotidiano dos animais.

Um amor dos “grandes”
No Jardim Zoológico de Lisboa existe uma grande coleção de Grandes Primatas: 18 Chimpanzés, 5 Orangotangos e 3 Gorilas.
Relativamente ao grupo dos Chimpanzés existem 7 machos e 11 fêmeas. Nesta espécie existe um Macho Dominante e neste caso, no grupo de Chimpanzés existente no Jardim Zoológico de Lisboa, o Macho Dominante chama-se Dari e é respeitado por todos os outros indivíduos do grupo, e é ele que tem o poder sobre as fêmeas.
Os Chimpanzés comem todo o tipo de alimentos desde vegetais até carne o que significa que são omnívoros, apesar de se alimentarem muito mais de vegetais e frutos do que de carne.
Já os Orangotangos são animais herbívoros, ou seja a sua alimentação é baseada em diferenciados tipos de vegetais e legumes. amoracamisola1São animais de grande porte, maiores que os Chimpanzés. Todos os Primatas são conhecidos pela sua elevada inteligência mas os orangotangos teoricamente são os mais inteligentes dos Grandes primatas, uma das razões para este acontecimento pode ser porque partilham 97% do ADN dos humanos.
No Jardim Zoológico de Lisboa existem 5 orangotangos sendo que só há um macho que se chama Ziki, não se pode dizer que é o macho dominante porque os orangotangos são animais solitários sendo que não há um sistema de hierarquia na sua sociedade.

Também existe um orangotango fêmea bebé que se chama Jaqueline e que tem 2 anos, por isso ainda se amamenta do leite materno e anda quase todo o tempo com a progenitora pois o tempo de amamentação dos orangotangos dura 3 anos.
Também fazendo parte dos habitantes do Jardim Zoológico na zona dos Grandes Primatas existem 3 Gorilas: 2 fêmeas e 1 macho que é o Dorso Prateado, ou seja é o macho que tem o dever de cuidar e proteger as fêmeas, sendo esta uma das razões por que o Dorso Prateado adota uma postura de respeito fazendo sons e movendo-se pelo recinto. Assim, os Gorilas parecem um animal “assustador” mas a verdade de todos os Grandes Primatas, teoricamente, os gorilas são os menos violentos, sendo que em África que é onde se situa o seu habitat natural, estes animais são chamados de “os Gigantes Gentis”.
A sua alimentação é principalmente constituída por frutos e vegetais, podendo derem assim considerados animais herbívoros.

 

Grupo 5: Miguel Alves, Duarte Belo, Madalena Xavier

Miguel Alves, Duarte Belo, Madalena Xavier