A nossa primeira Campanha Litter Less!

A campanha Litter Less da EB2,3 André Soares

A EB 2,3 André Soares é uma das escolas seleccionadas para integrar o projeto que permitirá a criação de canais de partilha de informação e experiências com o objetivo principal de avaliar e modificar os hábitos de consumo que levam a uma produção de resíduos insustentável para o planeta.

Candidata pela primeira vez, esta escola foi uma das seleccionadas para integrar este projeto internacional coordenado pela Foundation for Environment Education e que desafia jovens de 9 países da rede JRA a observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos. Os alunos envolvidos terão a oportunidade de criar e desenvolver acções que promovam a necessidade de repensar, reduzir, reutilizar, recriar, reciclar…

Mas não serão apenas os alunos os agentes destas acções, pretende-se igualmente promover junto dos professores e cidadãos em geral novas abordagens para diminuição da utilização de recursos e menor produção de resíduos.

Este inicitativa dos Eco-Escola e Jovem Repórteres para o Ambiente propõe-se também articular atividades com o projecto Erasmus+ – “Got Pollution? Be the solution… Recycle!”. Assim, a dinâmica do projeto decorrerá em atividades ao nível da escola e da localidade e em partilha com jovens de outros países.

Ao nível local, será dado enfoque ao rio Este de Braga e à enorme quantidade de resíduos que circula neste rio, resíduos “fantasma” que passam despercebidos para quem não olha de mais perto. Como tal, trar-se-á esta problemática à luz do público, procurando uma ação pró-ativa que implique a limpeza do rio, avaliação da qualidade da água e avaliação partindo de análise dos invertebrados e outros indicadores.

Em contexto escolar, será desenvolvida uma campanha de sensibilização de forma artística, focando a presença do homem como agente de desregulação ambiental, particularmente no que toca à produção de resíduos e ao consumismo descontrolado. Serão também dinamizadas workshops com professores para incentivar a redução da utilização de papel e consumíveis. Foi já iniciada, com a turma 6ºB, a realização de um estudo matemático para a monitorização dos resíduos produzidos na escola e em casa.

Sendo o objetivo deste projeto procurar respostas para um futuro mais sustentável e tendo em conta toda a diversidade cultural existente num mundo globalizado, é “obrigatório” o envolvimento de jovens de vários países europeus. E por isso, a articulação com o Erasmus +, a fim de estimular uma consciência europeia para mudar hábitos de consumo e produção de resíduos. Neste projeto pretende-se avaliar o comportamento de alunos de diferentes países com diferentes realidades e culturas. Será criada uma rede de partilha e ação composta pelos seguintes parceiros europeus: Backegårdsskolan-Suécia; Karsiyaka Ortaokulu – Turquia; Atakent Ortaokulu – Turquia; Zespol Szkol Publicznych W Bobowiw – Polónia; Instituto Comprensivo Statale Ignazio Buttitta- Itália; SEPUGS “Vasil Antevski Dren”- Macedónia; Agrupamento de Escola André Soares- Portugal    .

Esta parceria já se iniciou em dezembro na Macedónia, onde se reuniram elementos de todas as entidades participantes. Foram abordados a situação de triagem e reciclagem dos resíduos, bem como o sistema de impostos pagos pelos produtores de embalagens plásticas.

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