Jovens Repórteres Portugueses distinguidos com 6 prémios no Concurso Internacional

Os finalistas do Concurso Internacional Jovens Repórteres para o Ambiente (YRE) de 2021 foram agora avaliados pelo Júri Internacional, e os trabalhos premiados foram seleccionados. Mais de 454.000 estudantes participaram no programa YRE este ano, e produziram mais de 19.000 peças de jornalismo ambiental para concursos nacionais YRE. O número e qualidade das participações reflecte a motivação e dedicação contínua dos estudantes do YRE em todo o mundo, apesar dos desafios causados pela pandemia da COVID-19.

Os trabalhos premiados este ano mostram o grande talento jornalístico dos estudantes YRE e uma profunda compreensão das complexas questões ambientais que afectam as suas comunidades locais. O Júri Internacional baseou a sua avaliação na selecção temática dos estudantes, nas suas reflexões sobre a forma como o tema se liga aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e nas suas competências jornalísticas globais. Os trabalhos premiados representam alguns dos melhores jovens jornalismo ambientalistas do mundo de hoje.

Os trabalhos Portugueses premiados foram:

Artigo, 19-25 anos
Menções honrosas
Título: Montijo: Uma opção para o futuro ou um crime anunciado?
País: Portugal

Fotocampanha, 11-25 anos
2º Lugar
Título: O Duplo Vôo das Máscaras Descartáveis
País: Portugal

Vídeo, 11-14 anos
Menção Honrosa (como Vídeo de Reportagem)
Título: Criar e Respeitar
País: Portugal

Colaboração Internacional
1º Lugar (artigo 15-18 anos)
Título: Perigo desapercebido: A Indústria da Moda
Países: Portugal e Turquia

2º Lugar (artigo 15-18 anos)
Título: Como podem os Sistemas de Rega Tradicionais ajudar o ambiente?
Países: Portugal e Montenegro

Menção honrosa (vídeo 15-18 anos)
Título: Países diferentes, o mesmo problema – Encontrar uma solução para a poluição!
Países: Portugal e Turquia

A reunião do Júri Internacional deste ano decorreu praticamente de 31 de Agosto a 2 de Setembro. O júri avaliou minuciosamente cada uma das participações pré-seleccionadas, tendo atribuído prémios de 1º, 2º e 3º lugares, bem como menções honrosas, com base na sua qualidade técnica, nível de investigação, originalidade e divulgação. O Júri Internacional representa a perícia num vasto espectro de campos, e é constituído por profissionais em jornalismo ambiental, responsabilidade social empresarial e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabe mais aqui!

X