Entrevista Online aos Realizadores do filme ‘Point of No Return’

By 12/09/2018

Convidam-se Jovens Repórteres para o Ambiente a participarem numa entrevista online aos realizadores Noel Dockstader e Quinn Kanaly, responsáveis pelo projeto Point of No Return.

A entrevista decorre no dia 27 de setembro por vídeo-conferência utilizando o Zoom. Esta hora será dividida em duas partes, durante trinta minutos iniciais serão exibidas cenas do filme para, posteriormente, os jovens repórteres participantes poderem entrevistar a dupla de realizadores. Os JRAs que participem nesta oportunidade terão que escrever um artigo com a informação recolhida para que esse seja publicado no Exposure do Young Reporters for the Environment.

Jovens Repórteres interessados em participar na entrevista devem contactar o jra@abae.pt.

Point of No Return é um documentário que segue a aventura pioneira do século 21 onde dois pilotos tentam circum-navegar o mundo num avião solar, isto é, um avião abastecido exclusivamente pela luz solar. A missão destes pilotos é provar o potencial das energias renováveis e inspirar as pessoas a resolver a ameaça ambiental que se enfrenta pela frente.

Há treze anos, Bertrand Piccard e André Borschberg começaram a construir o que muitos especialistas disseram ser impossível: um avião movido a energia solar capaz de voar dia e noite – o Solar Impulse.
 
Falhas técnicas, aterragens não planeadas e tempestades colocam toda a missão em perigo desmoralizando a equipa. Para ter sucesso Piccard, um psiquiatra e balonista, e Borschberg, engenheiro e piloto , deixam de lado as suas diferenças.  Point of No Return explora o que é necessário para criar algo verdadeiramente inovador evidenciado pelo apoio demonstrados por diversas pessoas em todo mundo que saíram para ver o avião aterrar nas suas cidades e assistiram a viagem em casa pelo computador. Esta é uma história de esperança, coragem e perseverança que chega ao cerne do que será necessário para resolver a maior ameaça ambiental que os humanos já enfrentaram.

Os dois realizadores trabalham juntos há mais de uma década, narrando histórias polémicas e inspiradoras sobre ciência, história e descobertas. Quando ouviram pela primeira vez sobre p projeto destes dois pilotos e do seu voo pelo mundo à base de energia solar reconheceram o potencial desta aventura em se tornar numa história pioneira e inspiradora para as futuras gerações. Nesse momento, tornou-se impossível para Noel e Quinn não capturar esta história.

X