Concurso Melhores Reportagens JRA 2017 | Premiados

Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.

Inicia-se com um projeto local, em que os jovens investigam, reportam e comunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação. Podendo participar grupos escolares (dos 13 aos 21 anos) ou free-lancers (dos 15 as 21 anos)

Em 2017 no portal de reportagens JRA foram submetidas ao todo 364 reportagens das quais 93 resultaram do trabalho em Missões.

Apresentamos aqui os premiados no âmbito do Concurso Nacional Melhores Reportagens JRA 2017, este que tem como objetivo premiar os melhores trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e no qual cada escola ou freelancer pode apresentar até duas reportagens em cada categoria: artigo, fotografia ou vídeo. Este ano foram submetidas ao concurso nacional um total de 64 reportagens.

Artigo 1º lugar Colégio dos Plátanos O semáforo do ruído 
2º lugar Colégio Valsassina Mercúrio, uma ameaça invisível. Estudo revela que estamos expostos a contaminação por mercúrio 
3º lugar Escola Básica António Alves Amorim Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest
Menção Honrosa Escola Básica 2,3 Professor Agostinho da Silva Casal de Cambra participa no projeto “Árvores para o mundo” 
Fotorreportagem 1º lugar Escola E.B. 2,3/S Miguel Torga Floresta com nome próprio 
2º lugar Colégio Valsassina Praia de Almograve: O presente é a chave do passado… 
3º lugar Inês Cardoso Matos | Freelancer Rochas Pão de Milho 
Menção Honrosa André Filipe | Escola Profissional Amar a Terra Verde Memórias ou o desejo de revitalização?  Memories or the desire to revitalize? 
Menção Honrosa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Dejetos na via pública: um problema de saúde pública 
Videorreportagem 1º lugar Escola EB 2,3 da Madalena O lince ibérico está de volta / The Iberian lynx (Lynx pardinus) is back 
2º lugar Escola EB 2,3 da Madalena Bioria, conhecer para proteger 
3º lugar Escola Secundária com 3CEB de Coruche “Uma tradição, uma realidade”