Campanha Litter Less no Rock in Rio

No dia 27 de maio durante o Festival Rock in Rio, os Jovens Repórteres para o Ambiente levaram a cabo uma ação de sensibilização “Caça Beata”, o resíduo mais permanente e frequente no chão do Parque da Bela Vista.

Esta ação insere-se no projeto Litter Less Campaign e envolveu mais de 100 Jovens Repórteres para o Ambiente, família e amigos que em apenas 2 horas conseguiram coletar o equivalente a 15 “litros” de beatas!

As beatas são um resíduo menosprezado, dado que a maioria das pessoas não tem consciência das consequências que o “simples” gesto de deitar uma beata para o chão pode ter no ambiente. As beatas demoram, no mínimo, dois anos a degradar-se, sendo que alguns componentes demoram mais. Os restos de tabaco presentes nas beatas, juntamente com a água da chuva, formam um fluido tóxico, que acaba por escorrer até rios e lagos prejudicando os seus ecossistemas. Vários são os relatos de animais encontrados com beatas no seu interior, quando as beatas estão no chão são de fácil acesso a crianças, podem causar incêndios, entre outros problemas relacionados.

Nas três primeiras noites do Rock in Rio Lisboa 2016 estiveram presentes cerca de 197 mil pessoas. Se assumirmos que 25% da população portuguesa fuma, se cada pessoa fumar 10 cigarros por noite, terão sido deitadas ao chão cerca de meio milhão de beatas.

De modo a reconhecer o trabalho dos participantes, e também como forma de incentivo à participação, quem recolheu um número mínimo de beatas, integrou um sorteio de uma action cam. Foi Roberta Medina, da organização do Rock in Rio, a retirar a senha do participante vencedor.