8 reportagens em destaque no mês de maio

No passado mês de maio, foram destacados oito trabalhos de reportagem, dois artigos, uma fotorreportagem, quatro videorreportagens e, novamente, um trabalho na modalidade de Podcast.

O primeiro artigo selecionado é da autoria dos alunos do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, intitulado – Dessalinização, uma solução para a seca no Algarve. A perspectiva da escassez  de água no Algarve encontra-se a gerar projetos de investigação científica na procura de uma solução, de forma a superar uma crise que se avizinha para toda a região do Algarve.

Já o segundo artigo – Novo vírus, novos resíduos: a mudança na saúde, na sociedade e na produção de resíduos – desenvolvido por alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), onde a necessidade de providenciar equipamentos de proteção individual foi imperativa para os sectores da saúde e da segurança. A produção em grande escala deste tipo de materiais aumentou, por sua vez, os resíduos produzidos, obrigando à necessidade de encontrar soluções promotoras da reciclagem.

No que diz respeito ao terceiro trabalho de reportagem selecionado, a fotorreportagem – O confinamento pode salvar as abelhas? – de Luís Martins, JRA Freelancer. Um retrato da crise de biodiversidade dos polinizadores, que não deixou de estar presente ao longo do confinamento social.

O quarto trabalho de reportagem, na categoria de videorreportagem, é da autoria de Lara Oliveira da Escola EB 2,3 André Soares – Estado de emergência terminou… fica em casa – que nos vem alertar para a necessidade de continuar em casa, mesmo findo e estado de emergência no país, onde os enfermeiros continuam na linha da frente.

O quinto trabalho – O outro lado da linha da frente  – também na categoria de videorreportagem da autoria de Diogo e Luís Martins que retrata a realidade das pessoas na linha da frente, que também continuam a sentir e a reflectir sobre a sustentabilidade social e ambiental, testada no decorrer desta crise sanitária.

O sexto trabalho da autoria dos alunos da Escola Básica e Secundária de Canelas: Green Key – A Chave da Sustentabilidade no Pestana Vintage Hotel. Uma videorreportagem que demonstra que o acentuado crescimento do turismo nos últimos anos tem vindo a ser acompanhado pela adoção de práticas capazes de minimizar os impactes negativos deste crescimento, como o comprova o aumento de galardoados Green Key

O sétimo trabalho de reportagem na categoria de videorreportagem foi atribuído ao Diogo e Luís Martins com a peça – “Virar a página” em tempo de pandemia – onde o Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB), desde o início do confinamento tem assegurado refeições aos mais desprotegidos da cidade do norte do país, assegurando igualmente a promoção do desenvolvimento social.

Finalmente, o último trabalho premiado na categoria de Podcast da autoria de Miguel Truta, da Escola EB 2,3 André Soares –Vamos culpar o Morcego? O entrevistado Ricardo Rocha traz um aviso sobre a culpabilização do morcego e visão muito interessante sobre o morcego e o coronavírus e todas as dinâmicas com a biodiversidade”.

A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com seis anos, decorre entre os meses de janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens, vídeorreportagens e Podcast’s (nova modalidade 2020) que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. 

X