6 reportagens em destaque no mês de abril 2020

No passado mês de abril foram destacados seis trabalhos de reportagem, quatro artigos, uma fotorreportagem e, pela primeira vez, um trabalho na modalidade de Podcast.

Num mês em que os nossos Jovens Repórteres estiveram particularmente ativos, tomámos a decisão de premiar mais trabalhos do que o usual, e desta vez, nas mais variadas categorias.

O primeiro artigo selecionado é da autoria de Luís Martins, JRA Freelancer, intitulado – Aterro de Sobrado. O vizinho indesejável.  O retrato de uma ação de luta por parte da associação “Jornada Principal” contra o que consideram ser “um atentado à saúde pública e aos direitos humanos”, referindo-se à concentração de lixo de todo o país no aterro de Valongo, na freguesia de Sobrado.

Já o segundo artigo – Globalização: o nascimento de uma aldeia global desenvolvido por Carolina Alves da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, traz uma reflexão acerca do fenómeno da Globalização, no inicio de forma muito geral, saltando para o contexto do nosso país, tendo sido especificados alguns exemplos práticos.

No que diz respeito ao terceiro artigo destacado – Amianto: passar do saber à ação! elaborado pelos alunos do Agrupamento de Escolas Ruy Belo: Aida Silva, Bárbara Pereira, Beatriz Costa, Inês Vilela, Lara Chamusca e Maria Luísa Santos, o mesmo reporta um estudo acerca dos efeitos do amianto para a saúde pública realizado no seio da comunidade escolar.

O quarto artigo – Hortas Comunitárias melhoram a qualidade de vida da autoria da aluna Alexandra Hoffman, da Escola EB 2,3 André Soares relata o investimento da Câmara Municipal de Braga em hortas comunitárias para todo o concelho, onde o entrevistado Hugo Correia e usufrutuário de um talhão de uma das hortas, nos explica a prática da horticultura de lazer.

A Fotorreportagem – Rio Este, um problema sem fim à vista captada pelo aluno Tomás Parede da Escola EB 2,3 André Soares, do rio Este, em Braga, que continua a ser alvo de descargas poluentes de atividades industriais por parte de certas empresas do mesmo sector.

Finalmente, o Podcast da Eco-Escola de São Pedro do Sul (EESPS), promovido pelos alunos Rodrigo Cardoso, Miguel Almeida, Tiago Rocha e Filipe Correia, onde são abordados temas como alterações climáticas, água, resíduos, energia, transportes, agricultura, biodiversidade ou até sobre o ruído, em suma, tudo o que estiver relacionado com o ambiente e os problemas que o nosso planeta enfrenta.

A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com seis anos, decorre entre os meses de janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens, vídeorreportagens e Podcast’s (nova modalidade 2020) que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. 

X