5 Reportagens do mês destacadas no mês de maio

No passado mês de maio foram destacados 5 trabalhos em todos os formatos de reportagem disponíveis para concurso (artigo, fotografia, vídeo e podcast).

O primeiro trabalho selecionado é um artigo da autoria do freelancer Diogo Martins: “ADN ambiental: invasoras em investigação” acerca do projeto “NIS-DNA” que pretende combater e controlar espécies potencialmente invasoras. 

O segundo trabalho selecionado é uma fotorreportagem da autoria dos alunos da Escola secundária de Casquilhos: “Passado industrial ainda presente, a preto e branco, no Barreiro!” que retrata o estado de degradação das antigas zonas industriais do Barreiro.

O terceiro trabalho selecionado é uma videorreportagem da autoria de Filipa Tavares da EB 2,3 André Soares: “Do chão para o Mar – O Mar Começa Aqui” que alerta para o destino do lixo que é deitado no chão.

O quarto trabalho selecionado foi um podcast da autoria da Escola Profissional Projeto Plural: “PodVerde – Podcast Ação Climática” que versa sobre as alterações climáticas, centrando-se no ODS 13 “Ação Climática” e analisando a visão de cada um deles e do cidadão comum, sobre a problemática em questão.

O quinto trabalho selecionado também foi um podcast da autoria do freelancer João Pedro Costa cujo episódio: “Podcast a perguntar com Catarina Semedo de Oliveira” foi o premiado, ajudando o mesmo a desmistificar e a dar a conhecer o projeto “Jovens Repórteres para o Ambiente”, numa perspectiva prática, objetiva e na primeira pessoa, e que deixa alguns conselhos para quem agora quer começar a integrar o projeto.

A Reportagem do Mês voltará para o próximo ano, a partir de janeiro de 2023.
Consulte todas as reportagens premiadas neste ano letivo aqui.

X