25 anos de Young Reporters for the Environment

By 30/10/2018

O programa internacional Young Reporters for the Environment celebra em 2019 vinte cinco anos!

De maneira a festejar o seu 25º aniversário a Comissão Internacional desafia os Jovens Repórteres e alumni de todo o mundo a desenvolver vídeos cativantes de um minuto sobre o programa YRE. Esta é uma excelente oportunidade para mostrar o que  jovens apaixonados pelo YRE podem fazer!

Cada participante nesta competição tem a oportunidade de partilhar os seus conhecimentos sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o programa YRE. Os vídeos vencedores serão apresentados ao longo de 2019 juntamente com outras atividades desenvolvidas com vista a celebrar este aniversário.

Com este desafio pretende-se selecionar 25 vídeos que abordem pelo menos um dos seguintes tópicos:

  • O JRA como um programa: Contar a história do programa YRE, os seus objetivos e etapas, como se tornar um Jovem Repórter, etc.
  • Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Informar sobre um ou mais dos ODS da ONU e mostrar como abordá-los através de atividades práticas
  • O JRA e ações Desenvolvimento Sustentável: Mostrar algumas das atividades realizadas pelo JRA; ações de limpeza, campanhas, etc.
  • A tua experiência pessoal com o JRA: demonstrar como o programa JRA pode influenciar a vida pessoal dum jovem repórter.
  • JRA em Missões, conferências, eventos, etc.: Dar exemplos de atividades que contribuam para desenvolvimento sustentável, como por exemplo, atividades que envolvam a comunidade local, a escola, o município, etc.

Para Participar

  • O vídeo deve apresentar a importância do programa e o envolvimento dos jovens repórteres.
  • O Programa JRA é maioritariamente ​​sobre pessoas e para as pessoas. Assim o objetivo deste desafio é contribuir para a mudança positiva mostrando-nos uma história sobre as pessoas que pertencem à rede JRA nacional e internacionalmente e o envolvimento destes que faz com que o programa JRA seja um exemplo da educação para o desenvolvimento sustentável.
  • O vídeo deve ter no máximo 1 minuto de duração.
  • O vídeo deve estar num formato compatível com o YouTube

Prazos

Os participantes neste desafio devem submeter os vídeos até 18 de dezembro de 2018.

O formulário de submissão e o arquivo original devem ser enviados diretamente para a YRE International (kristina@fee.global) através do WeTransfer ou do Google Drive.

Prémios

Os 25 vídeos vencedores serão anunciados no dia 18 de janeiro de 2019, sendo que estes recebem um certificado pela comissão internacional enquanto que os vídeos serão publicados nos diversos sites, redes sociais e boletins informativos do Young Reporters for the Environment. Outros países da rede YRE também terão a oportunidade de publicar os vídeos nas suas plataformas nacionais.

Os autores dos três vídeos melhor classificados tem a oportunidade de ganhar material de fotografia e vídeo como: Uma câmara GoPro, uma câmara de vídeo ou uma câmara fotográfica. Os três primeiros classificados são determinados através duma votação dos coordenadores nacionais YRE e pelo número de likes nas redes sociais. Estes serão anunciados no final do 25º aniversário, em janeiro de 2020.

X