2 JRA Alumni Portugueses preparam Missão no Planeta Vermelho

Dois JRA alumni vão incorporar a tripulação da MDRS Mission #238 na Estação de Investigação Analógica de Marte em Hanksville, Utah, a partir de dia 2 de janeiro de 2022. A missão em causa que teve de ser reagendada terá lugar um ano mais tarde do que o previsto, na sequência de uma pausa prolongada causada pela pandemia COVID-19, pelas restrições de viagem associadas e pelas preocupações de saúde pública.

Os dois tripulantes portugueses Pedro José-Marcellino e Marta Cortesão vão juntar-se à tripulação #238 como Documentarista/Jornalista da Tripulação e Astrobióloga, respetivamente.

Pedro, é um produtor de cinema que vive atualmente no Canadá, e é um dos mais antigos JRA/mentor JRA e membro do Júri Internacional. Será responsável pelos meios de comunicação social da Missão e pela narrativa pública.

Marta Cortesão, que está a terminar o doutoramento em Astrobiologia em Colónia (Alemanha) e trabalha com o Centro Aeroespacial Alemão, foi descoberta depois de um engenheiro de tripulação ter desistado durante a pandemia, e assim ter aberto uma vaga. Trabalhando com a YRE International Coordination e JRA Portugal, Pedro e a Crew #238 realizaram uma pesquisa de um mês através da rede YRE e selecionaram unanimemente a Marta. Foi oficialmente aprovada pelo controlo da missão da Mars Society em fevereiro de 2021. A Marta será responsável pela ciência espacial da missão e pela operação dos seus observatórios espaciais.

Marta e Pedro, que representam 25% da tripulação #238,e pensam colocar uma bandeira da FEE no local.

Mais informações aqui.

X